27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19a - Acesso e acolhimento na Atenção Básica |
25519 - ACOLHIMENTO: O VÍNCULO QUE GERA ADERÊNCIA EDNA MARIA SAVAGET BARBOSA - MINISTÉRIO DA SAÚDE/SMS/PBH, NORAÍSA PEREIRA TORRES CORRÊA - MINISTÉRIO DA SAÚDE/SMS/PBH
Período de Realização A atuação iniciou em 2011, mas para esta apresentação focamos em novembro de 2016 a outubro de 2017.
Objeto da Experiência O acolhimento na atenção Oncológica e avaliação de resultados de Biopsia de Próstata pela Enfermagem da URS Sagrada Família, em BH/MG.
Objetivos Objetivou-se identificar as ações informativas na área Oncológica e Diagnóstico Precoce em Belo Horizonte/Minas Gerais, especificamente no que se refere à Biopsia de Próstata; e analisar as ações de acolhimento por trabalhadores da Enfermagem na URS Sagrada Família.
Metodologia Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Numa primeira etapa, visando descrever o cenário de doença neoplásica de Próstata, foram levantados dados na Atenção Secundária. Numa segunda etapa, foi descrita e analisada a experiência no atendimento por enfermeiras na URS Sagrada Família: acolhimento, regulação das consultas e acompanhamento até o início do tratamento oncológico.
Resultados Verificamos 6.587 consultas oncológicas agendadas em Minas Gerais pelo Sistema de Regulação de Alta Complexidade, sendo 352 geradas pela URS Sagrada Família. Também observamos a oferta de 1.096 exames de Biopsia de Próstata no município de Belo Horizonte/Minas Gerais, sendo 395 solicitados pela URS Sagrada Família. A partir do acolhimento dado pela equipe de Enfermagem, constatamos uma redução de não realização dos exames (caindo de uma perda de 20% para 4,5%).
Análise Crítica A URS Sagrada Família conta com duas enfermeiras para acolhimento do usuário e família após informação do diagnóstico oncológico à Vigilância, análise do resultado, monitoramento e inserção do usuário na linha de cuidado. O trabalho é:
- Responsável pelo cuidado continuado e compartilhado;
- Responsável por regular acesso a outros pontos do sistema de saúde;
- Responsável pelo acolhimento, através do vínculo promovido, tornando efetivas as práticas de cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Compreendendo a saúde enquanto um direito do cidadão, este estudo reforça a atuação da Enfermagem dentro dos princípios e diretrizes do SUS. Verificamos a importância que o atendimento aos usuários que realizaram Biópsia de Próstata e com diagnósticos oncológicos tem possibilitado no cuidado emocional e biológico da doença: são acolhidos, referenciados e acompanhados, criando um vínculo responsável, que proporciona melhor aderência à terapêutica.
|