27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19a - Acesso e acolhimento na Atenção Básica |
22589 - MUDANÇA NA FORMA DE ACESSO DO USUÁRIO AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NA UBS JARDIM IVA ELISA SOARES FERREIRA CRUZ - UBS JARDIM IVA, CAROLINE CAVALCANTI DE SOUZA LIMA - UBS JARDIM IVA
Período de Realização 2016 e 2017.
Objeto da Experiência Forma de acesso do usuário ao tratamento odontológico na UBS Jardim Iva, Supervisão Técnica de Saúde Mooca/Aricanduva na cidade de São Paulo.
Objetivos Descrever as ações, motivação e resultados da mudança na forma de acesso do usuário ao tratamento odontológico na UBS Jardim Iva, Supervisão Técnica de Saúde Mooca/Aricanduva na cidade de São Paulo.
Metodologia Foi feito um levantamento de dados do número de tratamentos iniciados (TI) em 2016, ainda no modelo antigo de acesso, no qual foram realizadas duas convocações de famílias das quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), além de convocação periódica da lista de espera da equipe Tradicional (UBS-T). A mudança de modelo ocorreu a partir de abril de 2017, com a oferta semanal de vagas limitadas aos usuários que as buscassem, quando passaram a ser tabulados os novos dados de TIs diariamente.
Resultados Considerando uma base de atendimentos mensais, os resultados encontrados comparando os dados de 2016 no modelo antigo aos dados de 2017 no novo, foram de um aumento de 15% no número total de TIs mensais. Quando esses resultados são observados isoladamente em cada equipe, constata-se que houve aumento de TIs em todas as quatro equipes de ESF, totalizando 25% a mais de TIs neste tipo de equipe em relação ao ano anterior, em contraposição, na equipe de UBS-T houve redução de 8% nos TIs em 2017.
Análise Crítica A ideia do novo modelo vai ao encontro dos princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS em prevenção e promoção de saúde, além de representar maior acesso ao serviço odontológico. E ainda não é a única forma de acesso ao serviço que, universal e contínuo, sem diferenciações excludentes, abrange também triagens periódicas em escolas no Programa Saúde na Escola, oferta livre das vagas para gestantes, crianças até 2 anos, diabéticos, acamados e restritos, sempre em consonância com a equidade.
Conclusões e/ou Recomendações O modelo de acesso ao serviço odontológico na UBS Jd. Iva de 2017 parece apresentar mais consonância com as prerrogativas do SUS e da PNAB quanto à prevenção, promoção e recuperação de saúde, e ainda à universalidade e equidade do acesso, contínuo e humanizado. Além de demonstrar através de dados percentuais conclusivos o aumento do número de TIs. Reflexões necessárias para o constante aprimoramento da saúde pública, começando pelo acesso a ela.
|