Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19a - Acesso e acolhimento na Atenção Básica

22416 - AÇÕES DE ACOLHIMENTO AO PACIENTE COM DENGUE EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA
JOEL MORSCHBACHER - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ, UNOCHAPECÓ., JUNIR ANTONIO LUTINSKI - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECO, UNOCHAPECÓ, LUCIMARE FERRAZ - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ, UNOCHAPECÓ.


Apresentação/Introdução
Características da dengue no Brasil apresentam um caráter endêmico/epidêmico em grande parte do país com a circulação simultânea de vários sorotipos virais, o que contribui para a mudança no perfil da doença, aumentando a ocorrência de casos graves e óbitos. Apesar do aumento dos casos da doença, a forma de tratar e salvar vidas segue com os mesmos princípios com um diagnóstico precoce e tratamento oportuno.


Objetivos
O objetivo deste trabalho é relatar as mudanças no atendimento a casos suspeitos de dengue em municípios do oeste Catarinense durante e após um período endêmico.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter transversal onde realizou-se entrevistas com enfermeiros das estratégias de saúde da família de municípios selecionados e abordou-se questões relacionadas a determinantes socioambientais de saúde para ocorrência de dengue e seguimento dado a usuários atendidos com sinais sugestivos de dengue.


Resultados
Com o aumento dos casos nos municípios estudados, houve mudanças no atendimento inicial ao usurário suspeito ou com queixas iniciais sugestivas de dengue. Todos os usuários passaram pela triagem e avaliação inicial realizada por um enfermeiro, e seguindo o fluxograma do Programa Nacional de Combate a Dengue (PNCD), usurários com sinais de alarme tiveram preferência no atendimento, em especial gestantes, crianças e idosos. Estabeleceu-se parcerias com laboratórios para agilidade na realização de exames complementares e aproximações de referência e contra-referência com hospitais locais. Todos os usuários suspeitos foram notificados e atendidos conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.


Conclusões/Considerações
Destacou-se a assistência de enfermagem no atendimento a pacientes suspeitos de dengue com ênfase as condutas inerentes à equipe de enfermagem e manejo dos casos suspeitos visando a diminuição de agravos e/ou sequelas decorrentes da doença. Notou-se ainda organização e gerenciamento de riscos para os usuários dos serviços de saúde suspeitos de dengue, reforçando os objetivos do PNCD e produzindo reflexos positivos à população vulnerável a dengue.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360