Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO19i - Integração e intersetorialidade na saúde

28374 - EXPERIÊNCIA DE TRABALHO EM UMA REDE DE ATENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
PAULA RAFAELA PEGORER GEROMINI - UNESP, VANESSA NOLASCO FERREIRA - FIOCRUZ


Período de Realização
Da criação da rede municipal de atenção à violência sexual infantil (rede) em 2015 a 2017.


Objeto da Experiência
A definição de ações e estruturação de um fluxograma da rede composta por instituições da área da saúde, assistência social, educação e judiciário.


Objetivos
Descrever criticamente a experiência da rede na definição e organização das ações intersetoriais, apontando conquistas e desafios.


Metodologia
Utilizou-se da “sistematização da experiência” como método de construção deste relato por entendê-la como um “processo permanente de reflexão e acumulativa produção de conhecimento a partir de experiências de intervenção em uma realidade social”. Os sujeitos participantes foram os profissionais das oito instituições de maior representatividade que integram a rede.


Resultados
Numa primeira etapa a rede definiu conceitos e classificações de violência sexual infantil a partir da literatura científica e da reflexão de seus participantes. A definição das portas de entrada, dos profissionais e serviços de referência para atendimento inicial e seguimento na atenção básica demandou diálogos constantes e pactuações em torno do trabalho intersetorial, da ação do conselho tutelar e de um repensar de estratégias para vencer os entraves.


Análise Crítica
Os encaminhamentos aos serviços de referência deram maior segurança na condução dos casos e com o acionamento imediato do conselho tutelar tem se buscado garantir as medidas protetivas. Oportunizou-se ainda espaço para discussão de casos, ampliando as intervenções dentro da rede. São ainda desafios a frágil integração com o judiciário e a segurança pública e outras secretarias municipais.


Conclusões e/ou Recomendações
A rede representou uma conquista para profissionais de unidades básicas de saúde, centros de referência em assistência social, creches e escolas ao nortear o processo de trabalho intersetorial e garantir acesso a atendimento especializado dentro do município a partir do fluxograma. Deve-se pensar na avaliação da eficácia deste fluxo de atendimento através, por exemplo, da análise das notificações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360