Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO19i - Integração e intersetorialidade na saúde

28255 - : A MUSICOTERAPIA COMUNITÁRIA COMO ESPAÇO DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES.
VICTOR ANDRÉ - UFSB, RAQUEL SIQUEIRA DA SILVA - UFSB


Período de Realização
O projeto de pesquisa de extensão tem suas atividades realizadas de julho de 2017 até a presente data.


Objeto da Experiência
O trabalho realizado se desenvolveu a partir da participação como bolsista no Coral Cênico Social, Arte e Saúde em uma Unidade de Saúde da Família.


Objetivos
Compreender a musicoterapia comunitária como potente instrumento de ação. Trabalhar as relações sociais a fim de criar coletivos saudáveis em suas inter-relações. Observar os afetos dentro de um Coral Cênico Social e as dinâmicas sociais que o atravessam.


Metodologia
A partir da atuação como bolsista no projeto desenvolvido pela UFSB conjuntamente com uma USF na região de Porto Seguro/BA. O referente projeto desenvolve ações semanais de musicoterapia comunitária a partir do desenvolvimento de um Coral Cênico Social composto majoritariamente pela equipe de saúde da USF. Tendo como marco teórico a Teoria Ator-Rede de Latour o trabalho desenvolve uma escrita concomitante às ações, seguindo os atores em ação.


Resultados
As musicalidades possuem papel como um agente político, intermediavam e aguçavam conflitos internos da própria equipe. As inquietações da equipe e a conjuntura de desmantelamento do SUS refletiram na prática musical, essa que enfrentou dificuldades particulares do cenário local. Além disso, cabe pontuar que há um difícil caminho na construção de outras práticas profissionais dentro do SUS. Torná-lo um espaço capaz de adotar outras práticas terapêuticas é um exercício interno, social e político.


Análise Crítica
O andamento do Coral mostra a música como um potente agente não-humano, como conceituaria Latour, capaz de alterar e agir a todo instante que é evocada. Ela intermedia conflitos e os explicita. O andamento do Coral, composto pela equipe da USF do Parque Ecológico no município de Porto Seguro/BA foi atravessado pelas permanentes divergências que consolidam qualquer construção social. A musicoterapia comunitária produziu um espaço coletivo para o dissenso, o conflito e a coesão como comunidade.


Conclusões e/ou Recomendações
O trabalho desenvolvido dentro da área da musicoterapia comunitária é um espaço aberto a ser atravessado por outras relações essas que, muitas vezes, transpõem os limites dos muros da USF. Esse deve ser, portanto, um trabalho de contínua relação crítica e de perplexidade permanente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360