27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO19g - Redes e fluxos da atenção à saúde |
23068 - PROJETO REGULASUS: UMA AÇÃO DO TELESSAÚDERS-UFRGS PARA APOIAR A REGULAÇÃO E O ACESSO À ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO RIO GRANDE DO SUL MIGUEL POCHARSKI GARCIA - TELESSAÚDERS-UFRGS, LUCAS CARDOSO DA SILVA - TELESSAÚDERS-UFRGS, ALINE VIANNA PEREIRA - TELESSAÚDERS-UFRGS, MICHELLE SILVA SZEKUT - TELESSAÚDERS-UFRGS, RUDI ROMAN - TELESSAÚDERS-UFRGS, DIMITRIS RUCKS VARVAKI RADOS - TELESSAÚDERS-UFRGS, NATAN KATZ - TELESSAÚDERS-UFRGS
Período de Realização O projeto RegulaSUS iniciou em 2013 e segue em atividade.
Objeto da Experiência O projeto RegulaSUS do TelessaúdeRS-UFRGS e sua atuação no apoio à regulação e ao acesso à atenção especializada no Estado do Rio Grande do Sul.
Objetivos O projeto RegulaSUS visa qualificar o referenciamento de usuários da atenção primária para a atenção ambulatorial especializada. Essa atuação visa: reduzir a fila de espera, priorizar o atendimento a situações potencialmente graves, e otimizar a resolutividade da atenção primária à saúde (APS).
Metodologia Foram desenvolvidos protocolos de encaminhamento (PE) para os motivos mais frequentes de encaminhamento em especialidades selecionadas conjuntamente entre TelessaúdeRS e SES/RS. Os protocolos estabelecem os critérios clínicos que justificam consulta especializada e o conjunto mínimo de informações a serem fornecidas pelo médico solicitante. Através da revisão dos encaminhamentos no sistema informatizado, aqueles que não preenchem os critérios são direcionados para realização de teleconsultoria.
Resultados Até o momento, foram desenvolvidos pelo RegulaSUS 186 PE e promovidas mais de 42.000 teleconsultorias no período de 4 anos. Em média, a cada 3 casos discutidos, 2 encaminhamentos podem ser evitados, com concordância do médico assistente. Dados históricos do sistema informatizado de regulação do estado indicam redução do número de usuários do sistema de saúde em espera pela consulta especializada, revertendo uma tendência prévia de aumento progressivo.
Análise Crítica O aumento da demanda por atendimento especializado é um fenômeno mundial. Estima-se que a necessidade dessas consultas duplicou nos últimos 10 anos. O projeto RegulaSUS tem contribuído para a utilização otimizada deste recurso no RS enquanto permite aos médicos da APS acesso a informações e condutas atualizadas e de qualidade através de teleconsultorias. O contato direto com a APS identifica pontos de melhora, como o aumento da atuação de profissionais não médicos no processo de regulação.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto RegulaSUS promoveu melhorias na organização do fluxo de regulação dos atendimentos especializados do Rio Grande do Sul. Os PE e as teleconsultorias contribuíram para a diminuição do tempo e da fila de espera para as consultas especializadas, aumentando a resolutividade da APS. Tendo em vista os resultados obtidos, deve-se considerar a expansão desse modelo a outros estados.
|