Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19g - Redes e fluxos da atenção à saúde

22928 - RELACIONAMENTO DAS UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA COM OS DEMAIS PONTOS DA RAPS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA BREVE ANÁLISE
MARIA BEATRIZ DE MIRANDA MATIAS - INSTITUTO DE SAÚDE, MARIA DE LIMA SALUM E MORAIS - INSTITUTO DE SAÚDE, LIGIA RIVERO PUPO - INSTITUTO DE SAÚDE, MARIA CECÍLIA GOI PORTO ALVES - INSTITUTO DE SAÚDE, MARISA FEFFERMANN - INSTITUTO DE SAÚDE, TEREZA ETSUKO DA COSTA ROSA - INSTITUTO DE SAÚDE, NEIL JOSÉ SORGE BOARETTI - COORDENADORIA DE REGIÕES DE SAÚDE SES/SP, LUZIA APARECIDA DE ALBUQUERQUE DANTAS - INSTITUTO DE SAÚDE


Apresentação/Introdução
Embora a Política Nacional de Saúde Mental (SM) considere a Atenção Básica como parte componente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pouco se sabe sobre a relação entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os demais pontos de atenção. A SES/SP está realizando pesquisa para conhecer, entre outros aspectos, como as unidades reconhecem e se relacionam com os demais pontos de atenção da RAPS.


Objetivos
Este trabalho, que integra a referida pesquisa, pretende apresentar alguns resultados preliminares relativos ao reconhecimento e relacionamento de unidades de saúde da Atenção Básica com os demais pontos de atenção da RAPS de suas regiões.


Metodologia
A pesquisa envolveu um inquérito telefônico em 1000 unidades de saúde da rede de Atenção Básica do interior do estado de São Paulo, em amostra aleatória estratificada simples. Até dezembro de 2017 foram feitas entrevistas com 209 unidades de saúde.


Resultados
Da amostra pesquisada, 46,7% foram Estratégia Saúde da Família, 30,7%, UBS tradicionais e 22,6%, unidades mistas. A maioria das unidades (59,5%) respondeu não participar de reuniões da RAPS local, apesar de terem conhecimento da existência de pontos de atenção da RAPS. Os reconhecidos com maior frequência no próprio município foram CAPSAD (45,6% das unidades), CAPSI (44,3%) e Ambulatório de SM (ASM=42,5%). Dos identificados em outro município, estão Hospital Psiquiátrico (HPQ=37,8%) e Enfermaria Psiquiátrica de Hospital Geral (EPHG=25,1%). Os pontos citados como usados com maior frequência foram ASM (49,1%), CAPSi, I e II (40% em média), CAPSADIII (30,2%), HPQ (33,5%) e EPHG (28,3%).


Conclusões/Considerações
A maioria das UBS conhece os pontos de atenção do próprio ou de outro município, mas se, por um lado, destaca-se alta frequência de conhecimento de CAPSI e AD, em consonância com a política de SM, por outro, foram também citados com frequência ASM e HPQ. A convivência entre políticas de SM antigas e atual se repete quando se observa que CAPS são ainda pouco menos usados do que ASM e que as internações em hospitais ainda são bastante utilizadas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360