27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO19g - Redes e fluxos da atenção à saúde |
21763 - EFEITOS DE UMA ESTRATÉGIA DE TELESSAÚDE PARA O EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS EM FILA DE ESPERA PARA CONSULTAS ESPECIALIZADAS LUCAS CARDOSO DA SILVA - TELESSAÚDERS-UFRGS, MIGUEL POCHARSKI GARCIA - TELESSAÚDERS-UFRGS, RUDI ROMAN - TELESSAÚDERS-UFRGS, CARLOS ANDRÉ AITA SCHMITZ - TELESSAÚDERS-UFRGS, OTÁVIO PEREIRA D‘AVILA - TELESSAÚDERS-UFRGS, ELISE BOTTESELLE DE OLIVEIRA - TELESSAÚDERS-UFRGS, MICHELLE SILVA SZEKUT - TELESSAÚDERS-UFRGS, ROBERTO NUNES UMPIERRE - TELESSAÚDERS-UFRGS, MARCELO RODRIGUES GONÇALVES - TELESSAÚDERS-UFRGS, NATAN KATZ - TELESSAÚDERS-UFRGS
Apresentação/Introdução Desde 2013, o projeto RegulaSUS, do TelessaúdeRS-UFRGS atua na regulação da fila de espera de consultas especializadas para Porto Alegre proveniente do interior do RS. Um contato mensal com as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) é realizado para promover uma discussão clínica (teleconsultoria) com o médico assistente por meio de um canal telefônico gratuito (0800), a qual nem sempre ocorre.
Objetivos Descrever os efeitos de orientações por telefone sobre o fluxo de regulação para usuários com iminente cancelamento de sua solicitação de consulta motivado pela ausência de contato da equipe de APS com o TelessaúdeRS-UFRGS.
Metodologia Entre janeiro e outubro de 2017, foi selecionada uma amostra por conveniência de 229 usuários, cujo encaminhamento estava próximo do cancelamento por aguardar matriciamento (teleconsultoria) há 90 dias. Monitores do projeto, guiados por um roteiro estruturado, contataram 169 desses usuários (73,8%). No primeiro contato, apresentou-se o fluxo do projeto RegulaSUS, orientou-se buscar reavaliação médica na unidade básica de saúde (UBS) e enviou-se uma mensagem de texto ao celular do usuário, para ser apresentada na UBS, indicando necessidade de matriciamento. Após 45 dias, um segundo contato, para a verificação dos impactos da ação anterior, foi exitoso com 125 usuários (74%).
Resultados Entre os 125 usuários contatados pela segunda vez, 97 (77,6%) relataram ter seguido as orientações fornecidas com os seguintes desfechos: 23 (18,4%) não conseguiram agendar reavaliação médica, 8 (6,4%) conseguiram agendamento para uma ocasião futura e 61 (48,8%) foram reavaliados pelo médico assistente. A teleconsultoria foi realizada em 32 (25,6%) do total de casos e 7 (5,6%) foram resolvidos após a inserção de dados clínicos no sistema de regulação.
Conclusões/Considerações O contato com os usuários pode ter possibilitado, além de reavaliação médica na APS, a realização de teleconsultoria em encaminhamentos sujeitos ao cancelamento, caso isso não ocorresse. Os resultados encontrados ainda sugerem que muitos usuários estão dispostos a ter participação ativa nos processos de telessaúde e referenciamento, o que pode resultar em melhores desfechos para o acesso à atenção especializada e à resolutividade da APS.
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