Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19f - Governança nas regiões e redes assistenciais de saúde

26244 - REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE EM PERNAMBUCO: O PAPEL DA PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL
CÁSSIO LUIZ SANTOS DANTAS - UFPE, ADRIANA FALANGOLA BENJAMIN BEZERRA - UFPE, ISLÂNDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - IAM - FIOCRUZ, KEILA SILENE DE BRITO E SILVA - UFPE, ANA CLÁUDIA DE ANDRADE CARDOSO - SES-PE, ARTHUR CAMPOS FERREIRA - UFPE


Apresentação/Introdução
A regionalização corresponde a uma estratégia de organização dos serviços de saúde de maneira descentralizada. Tal política é importante na garantia do acesso, resolutividade e qualidade às ações e serviços de saúde. Entender como membros dos conselhos municipais de saúde estão inseridos nas decisões e no processo de regionalização em saúde, funciona como um forte indicativo na proteção do SUS.


Objetivos
Compreender o papel e a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) no processo de regionalização no estado de Pernambuco, verificar a presenças de espaços e processos formativos de controle social que reflitam a temática da regionalização em saúde.


Metodologia
O estudo tem abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. Escolheu-se como atores gestores estaduais que estão inseridos no processo de regionalização e conselheiros representando segmento de usuário, trabalhador e gestor dos CMS de quatro municípios sede das macrorregiões de saúde de Pernambuco. Para a coleta, foram utilizados entrevistas individuais com um roteiro semiestruturado elaborado com base na Matriz de Avaliação da Regionalização em Saúde com questões relevantes para o entendimento da interface em questão. Para a análise dos dados transcritos, utilizou-se a análise de conteúdo proposto por Bardin seguindo as três etapas: pré-análise, exploração do material e os resultados.


Resultados
Foi observado uma clara percepção da importância do controle social nas formulações das políticas públicas no estado, mesmo tendo uma compreensão pouco precisa, por parte de alguns entrevistados, sobre o processo de regionalização em saúde. A participação dos atores nas questões relativas a região de saúde se mostrou ainda insipiente, com uma visão focada aos interesses do município de atuação. Os conselheiros não se enxergam enquanto sujeitos nas discussões das políticas na região de saúde e nos instrumentos de planejamento e governança regional. A temática da regionalização é trazida de forma indireta, com poucas questões relativas a pactuações intermunicipais e a relação com o estado.


Conclusões/Considerações
A pesquisa evidenciou fragilidade na atuação dos CMS no âmbito regional, falta de espaços de discussões das políticas e ausência de processos formativos dos CMS que trabalhem a temática da regionalização no estado. Como estratégias, pensou em maior participação da população, maior transparência, agenda específica e oferta de formação continuada voltada ao tema para viabilizar o cumprimento dos princípios do SUS, principalmente a integralidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360