Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19b - Percursos em busca de acesso à saúde

27223 - A CONSTRUÇÃO DO ITINERÁRIO TERAPÊUTICO ENTRE INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM UMA REGIÃO DA ZONA OESTE DE SÃO PAULO: A EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COLETIVA E
FLÁVIA DIMARCHI DE MORAES - FMUSP, ANA PAULA DA CONCEIÇÃO SILVA - FMUSP, AMANDA VILLALBA ALVES DA SILVA - FMUSP, FERNANDO DE OLIVEIRA ROSA - FMUSP, IAN ORSELLI CARMIUS HELMHOLTZ - FMUSP, LAIS MEIRELES ALVES - FMUSP, LARA CAROLINA MAZIEIRO DA SILVA - FMUSP, MATEUS RODRIGUES CUNHA - FMUSP, MELINA ALVES DE CAMARGOS - FMUSP, RENATO RIBEIRO DA SILVA - FMUSP


Período de Realização
O presente trabalho foi realizado no período de abril a julho de 2017.



Objeto da Experiência
Trajetos percorridos por indivíduos e famílias de São Domingos (SP) na busca por cuidado em saúde.



Objetivos
- Apreender o processo de construção de itinerários terapêuticos vivenciados pelas famílias de São Domingos;
- Compreender os significados e experiências de uso relacionados a esse processo, assim como, aos espaços, equipamentos e ações para o cuidado em saúde;


Metodologia
Estudo do tipo descritivo-exploratório, de corte transversal. A amostra foi composta por 19 sujeitos que residem em São Domingos, zona oeste de São Paulo, abordados no Centro Educacional Unificado e no Centro de Saúde Escola do Butantã, equipamentos com atuação nesse território. As entrevistas semi-estruturadas foram gravadas, transcritas e categorizadas segundo Bardin e analisadas a partir do conceito de itinerário terapêutico.



Resultados
O cuidar surge como práticas benéficas para o corpo físico, socialização e busca por orientação. Problema de saúde são caracterizados como doença, incapacitação e falta de acesso a serviços e profissionais de saúde. Por sua vez a compreensão sobre a organização dos serviços, a relação com os profissionais e dificuldades de acesso condicionam o itinerários traçado. Receitas caseiras, automedicação, informações da mídia e atendimentos nos serviços de saúde foram alguns das práticas citadas.


Análise Crítica
As práticas exercidas pelos diferentes atores expõem a situação e o contexto em que vivem e ressaltam as potencialidades e os problemas estruturais que envolvem as instituições de saúde, destacando-se o papel das relações de gênero no delineamento dos itinerários terapêuticos. O conhecimento popular e a maneira particular do cuidar de si muitas vezes não é levada em consideração na condução do cuidado nas instituições de saúde, dificultando o vínculo e a co-gestão no cuidado.


Conclusões e/ou Recomendações
Os itinerários terapêuticos dependem de questões pessoais, econômicas e culturais como, por exemplo o acesso à televisão e internet. A interação dos sujeitos com os atores sociais é um elemento transversal das várias etapas dos itinerários e a comunicação central para o acesso e longitudinalidade do cuidado. Sugerimos articular as percepções deste trabalho com práticas territoriais e ações que considerem competências e experiências dos usuários.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360