Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19b - Percursos em busca de acesso à saúde

26557 - AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO, INTEGRAÇÃO E CONTINUIDADE DO CUIDADO DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
HENRIQUE DE CASTRO RODRIGUES - UFRJ, MARIA STELLA DE CASTRO LOBO - UFRJ, EDSON CORREIA ARAUJO - BANCO MUNDIAL


Apresentação/Introdução
Coordenação, continuidade e integração são dimensões estratégicas dos cuidados de saúde e grandes desafios dos sistemas nacionais de saúde. No Brasil, apesar dos resultados positivos no controle das doenças infecciosas, o envelhecimento e a carga de doenças crônicas impõem maior pressão financeira. Garantia e monitoramento das dimensões do cuidado contribuem com a eficiência dos gastos com saúde.


Objetivos
Propor metodologia para avaliação do desempenho do SUS a partir das dimensões do cuidado de saúde aferidas com as seguintes condições traçadoras: doença cardiovascular, câncer do colo uterino, atenção materno-infantil e rede de urgências.


Metodologia
Após revisão da literatura e exploração e análise das bases de dados do DATASUS para identificação de variáveis de interesse, foram definidas as condições traçadoras segundo critérios de: relevância epidemiológica, impacto financeiro, características do cuidado e operacionalidade. Foi elaborada uma matriz: dimensão do cuidado versus traçador (3 X 4) e construído índice composto de desempenho, por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA). O índice integra o cuidado nas diversas dimensões, sendo categorizado em faixas crescentes de desempenho (entre 0 e 1). Finalmente, foram montados mapas para análise dos indicadores por regiões de saúde, com aplicação da metodologia na Bahia e Paraná.


Resultados
DEA permite a distribuição livre de pesos para cada indicador/traçador dentro de cada dimensão, mostrando prioridades de investimento por dimensão e linha de cuidado. Na dimensão continuidade, resultados revelam desigualdades internas, entre regiões de saúde de ambos os estados. Na coordenação, destacam-se como mais estruturadas as regiões metropolitanas e capitais. A integração teve prejuízo pela qualidade dos dados, dificultado a interpretação. Dimensões continuidade e coordenação devem ser priorizadas na Bahia. No Paraná, deve-se priorizar a dimensão integração da rede de atenção. O volume de recursos gastos e a qualidade da informação explicam, em parte, as diferenças encontradas.


Conclusões/Considerações
A metodologia possibilitou identificar em quais regiões e dimensões da gestão do cuidado são necessárias intervenções. As limitações do estudo foram a qualidade dos dados administrativos disponíveis e a impossibilidade de calcular indicadores desejáveis. Para aprimorar a metodologia, são necessárias duas estratégias: melhora da qualidade dos dados e disponibilização de variáveis necessárias à construção dos indicadores desejáveis.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360