Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19a - Acesso à Atenção Básica

26131 - HIPERTENSÃO ARTERIAL COMO CONDIÇÃO TRAÇADORA PARA AVALIAÇÃO DO ACESSO NA ATENÇÃO À SAÚDE
TARCÍSIO LAERTE GONTIJO - UFSJ, OSWALDO YOSHIMI TANAKA - FSP/USP, MARCOS DRUMOND JÚNIOR - SMS/SP, TEREZA ETSUKO DA COSTA ROSA - SES/SP, MARÍLIA CRISTINA PRADO LOUVISON - FSP/USP


Apresentação/Introdução
A garantia da integralidade na assistência aos portadores de hipertensão arterial depende, em grande parte, da articulação entre serviços de distintas complexidades tecnológicas. Neste sentido, emerge este estudo que visa avaliar o uso e o acesso dos diferentes serviços ambulatoriais envolvidos na assistência a este agravo e a relação entre acesso e produção dos mesmos.


Objetivos
Avaliar o uso e o acesso a diferentes serviços envolvidos na atenção à saúde de portadores de hipertensão arterial, na rede pública da cidade de São Paulo.


Metodologia
Estudo ecológico que abordou magnitude, tendência e relações de procedimentos vinculados à linha de cuidado da hipertensão arterial. Coletou-se dados nas bases do SIA/SUS e Estabsus sobre a quantidade de consulta médica básica (urgência e não urgência), eletrocardiograma, consulta especializada em cardiologia, ecocardiograma e Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial, no período de 2009 a 2014. Para tratamento dos dados utilizou-se um banco relacional PostgreSQL articulando diversas informações segundo os indicadores escolhidos. Utilizou-se o programa R para análise de significância das tendências das séries históricas dos indicadores definidos e as relações entre os mesmos.


Resultados
Identificou-se alterações importantes do modelo de atenção com tendência (significativa) de redução de consultas médicas básicas de não urgência, a partir de 2009, e incremento importante das consultas básicas de urgência. Isto demonstra inversão de prioridade no atendimento das condições crônicas na Atenção Básica, passando os hipertensos, a terem mais acesso aos serviços direcionados a condições agudas. Houve ainda, tendência (significativa) de aumento dos procedimentos especializados em cardiologia. A produção dos procedimentos analisados mostrou-se, ser heterogênea nas diferentes coordenadorias regionais da cidade, podendo demonstrar desigualdades no acesso e oferta de serviços.


Conclusões/Considerações
A análise da magnitude e tendência dos procedimentos selecionados permitiu identificar alterações no modelo de atenção, principalmente em relação ao tipo de porta de entrada e de sequência entre os procedimentos da atenção básica e especializada. O estudo da produção em saúde por territórios permite identificar desigualdades no acesso e oferta de serviços que dificultam a garantia dos princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360