Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19a - Acesso à Atenção Básica

26060 - INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS A ATENÇÃO PRIMÁRIA, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 2000 - 2017.
DANIEL FURTADO MARTINO - UNESA, CAMILA DE SOUZA CAPUTO - UNESA, LUCIANA FREIRE DE CARVALHO - UNESA, DÉBORA MEDEIROS DE OLIVEIRA E CRUZ - UNESA


Apresentação/Introdução
Condições sensíveis à atenção primária podem ter morbidade e mortalidade reduzidas por meio de atenção básica oportuna e efetiva. Medir as internações por estas condições é uma importante estratégia de monitoramento e avaliação da organização da atenção primária em um território. Ao considerarmos a recente expansão da ESF no RJ, torna-se relevante analisar o panorama deste indicador no município.


Objetivos
Descrever as internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) no município do Rio de Janeiro (MRJ) entre 2000 e 2017, segundo faixa etária, sexo e grupo de condições.


Metodologia
Estudo descritivo utilizando como fonte de dados as internações de residentes do MRJ, no período de 2000 a 2017. Os dados foram obtidos a partir do Sistema de Informações Hospitalares. As proporções das internações por condições sensíveis à atenção primária, bem como as taxas foram calculadas para todas as causas e grupos específicos. As taxas foram descritas por 10 mil habitantes. A análise exploratória incluiu a descrição por sexo e faixas etárias. Da portaria 221/2008 foi retirada a lista de CID das condições sensíveis. As informações populacionais foram obtidas a partir dos censos demográficos disponibilizados pelo IBGE. O trabalho baseou-se exclusivamente em dados públicos.


Resultados
No período observou-se redução percentual de 44,2% nas taxas de ICSAP. Dos 19 grupos de condições, 15 sofreram redução das taxas, sendo mais expressivas as reduções das internações nos grupos Asma e Deficiências nutricionais. Já as taxas de internação por Doenças relacionadas ao pré-natal e parto tiveram aumento percentual de 92,6% entre 2000 e 2017. Doenças cerebrovasculares apresentam maior proporção de ICSAP. A população menor de 1 ano e acima de 70 anos apresentaram as maiores taxas de ICSAP. Foi encontrado maior risco de internação para o sexo masculino, observando-se uma taxa duas vezes maior para os homens de 50 a 69 anos, quando comparados com as mulheres da mesma faixa etária.


Conclusões/Considerações
Foi possível identificar reduções importantes nas taxas de ICSAP no período, entretanto torna-se necessária análise das causas relacionadas ao pré-natal e parto, no sentido de entender o aumento expressivo destas internações. Rediscutir estratégias de cuidado do homem na ESF pode ser importante na redução das ICSAP neste grupo. Analisar internações por condições sensíveis é relevante para direcionar propostas de planejamento na atenção primária.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360