26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO19a - Acesso à Atenção Básica |
25931 - ESTUDO DAS INTERNAÇÕES DE IDOSOS POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA (ICSAP): UMA COMPARAÇÃO ENTRE RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS DALIA ELENA ROMERO - ICICT/FIOCRUZ, ALINE PINTO MARQUES - ENSP/FIOCRUZ E ICICT/FIOCRUZ, JÉSSICA MUZY RODRIGUES - ENSP/FIOCRUZ E ICICT/FIOCRUZ, DIEGO CAVALCANTI DE SANTANA - ICICT/FIOCRUZ E UERJ, LEO RAMOS MAIA - ICICT/FIOCRUZ E UFRJ
Apresentação/Introdução O indicador de ICSAP, representa um conjunto de problemas de saúde para os quais a efetiva ação da atenção primária diminuiria o risco de internações. Esse indicador, ainda tem sido pouco utilizado para a população idosa. A geriatria e gerontologia não acostumam dar relevância à Atenção Primária e muitas vezes não consideram os dispositivos do SUS na atenção aos idosos.
Objetivos Apoiar o estudo da avaliação da atenção primária para Idosos considerando um indicador de eficácia chamado Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária.
Metodologia As fontes de informação foram: o SIH/SUS, o SIAB e as estimativas populacionais do IBGE. A população de estudo foi: idosos de 60 a 74 anos, residente no RJ ou MG entre 2000 e 2012. Calculou-se taxas de internações por ICSAP e coberturas da ESF. As ICSAP foi definida a partir da lista de diagnósticos estabelecida pelo MS na Portaria nº.221/2008. A Variação Relativa Percentual das taxas de ICSAP foi usada para quantificar as mudanças ocorridas no tempo. Foram feitos testes de correlação entre a taxa de ICSAP e a cobertura da Estratégia de Saúde da Família como uma medida de acesso aos serviços de atenção primária através do Coeficiente de Correlação de Pearson.
Resultados Foi observada alta correlação entre o aumento da cobertura dos idosos na ESF e as taxas de internação por condições sensíveis à Atenção Primaria (coeficiente de correlação de Pearson de -0,79). A redução da taxa por ICSAP foi acentuada, de 600 a 300 por 100.000 idosos entre 2000 e 2014. Além da redução da Taxa de mortalidade ICSAP observa-se também redução de suas desigualdades regionais. As regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram redução mais acentuada até 2008 e a partir desse ano verifica-se a tendência consistente de redução da mortalidade em todas as regiões.
Conclusões/Considerações O indicador de ICSAP aplicado à população idosa não apenas permite reconhecer o impacto do programa de Atenção Básica mas também da informação sobre o sucesso na procura de vida com mais qualidade. Por isso, os autores deste trabalho sugerem utilizar tal indicador como medida de busca da compressão da morbidade de idosos. A redução de danos das doenças, sejam transmissíveis ou não, é fundamental para o envelhecimento saudável.
|