Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19a - Acesso à Atenção Básica

23041 - INOVAR PARA MELHOR ACOLHER – GUIA PARA ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E AVALIAÇÃO DE VULNERABILIDADE PARA ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA
VÂNIA CARDOSO SANTOS - SMS - PMSP, PATRICIA LUNA - SMS-PMSP


Período de Realização
No período de Junho a Outubro/2017, totalizando 9 encontros com os componentes do Grupo de trabalho.


Objeto da Experiência
Elaboração de um Guia de Acolhimento com Classificação de risco para enfermeiros seguido de sensibilização dos profissionais.


Objetivos
Criar um guia para nortear e apoiar o enfermeiro no seu atendimento diário, proporcionando maior segurança e qualidade na assistência, além de auxiliar no processo de restruturação articulada à Rede de Atenção á Saúde, na perspectiva da construção de uma atenção integral.


Metodologia
Esta experiência foi construída por um grupo de trabalho composta por representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste da SMS/SP e seus respectivos Parceiros do território, que usaram como referencial teórico o Caderno 28 – vol II do Ministério da Saúde associado aos Protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco já desenvolvidos pelos Parceiros na Atenção Básica.


Resultados
O Lançamento deste guia ocorreu no ultimo dia 14 de dezembro com a participação do grupo de enfermeiros da Atenção Básica do território da Região Sudeste, quando através de um seminário houve a sensibilização para o uso da Classificação de Risco na Atenção Básica. A próxima etapa se desenvolverá a capacitação para adoção da classificação de risco como ferramenta de apoio à decisão clinica do enfermeiro, tornando o atendimento mais seguro de acordo com o potencial de risco.


Análise Crítica
Diante da dificuldade descrita pelos enfermeiros das Unidades no atendimento dos usuários na demanda espontânea, percebemos a necessidade de um documento de fácil consulta, uniformizando a linguagem entre os pares, dando fluidez na coordenação da linha de cuidado a Urgência e Emergência.


Conclusões e/ou Recomendações
Este Guia veio de encontro as necessidades dos enfermeiros, uma vez que há uma escassez de referências voltadas para Atenção Básica. O caderno 28 do Ministério da Saúde, apesar de ser um referencial teórico importante, possui uma amplitude que não direciona a competência do enfermeiro no que tange a demanda espontânea. O proposito deste documento é ser um instrumento disparador do cenário da Atenção Básica como coordenador e ordenador da Rede.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360