26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO19a - Acesso à Atenção Básica |
22379 - IMPLANTANDO O ACESSO AVANÇADO NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DO CÉU II EM MANDACARU NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB MARIA ALBANETE SANTOS DE LIMA - FCM-JP/SMS-JP, DENISE MOTA ARARIPE PEREIRA FERNANDES - FCM-JP/SMS-JP, CLEITON SANTOS RODRIGUES DA SILVA - FCM-JP
Período de Realização Novembro de 2015 à Fevereiro de 2017.
Objeto da Experiência Refletir sobre o equilíbrio entre demanda/oferta dos atendimentos médicos, realizados pela residente de Medicina de Família e Comunidade.
Objetivos acesso universal e ao serviço de saúde independente da “causa” ou patologia; garantia de acesso facilitado ao usuário; aumento da qualidade das consultas em atenção primária; privilegiar o atendimento centrado na pessoa e não na doença; redução das filas e tempo de espera.
Metodologia Trabalho qualitativo que analisou a experiência do acesso avançado, apresentado como pauta em reunião de equipe. A princípio a temática foi recebida com receio, justificado pela não aceitação da comunidade. Optamos por realizar uma reunião somente com a equipe técnica que possibilitou entendimento vertical do tema. Articulou-se fluxograma com atendimentos agendados por turno, que seria aproximadamente 30% das vagas ficando as restantes para as consultas do dia.
Resultados através de uma análise quantitativa comparou-se, de forma objetiva, a mudança já percebida subjetivamente pela equipe. Realizamos a contagem no número de consultas médicas realizadas em 01 semana antes da implantação do acesso avançado e 01 semana depois, que apontou 80 pessoas atendidas na semana anterior e 93 na semana subsequente, evidenciando assim uma melhor oferta de consultas sem aumentar o número de funcionários, tampouco a sobrecarga de trabalho.
Análise Crítica o trabalho em APS pode ser visto como uma atividade empática, para com aqueles que sofrem, criativa, para que os problemas sejam resolvidos de diversas maneiras sem necessariamente critérios excludentes, e capaz de proporcionar resiliência aos que dele deixam-se envolver. Em nossa experiência de implantação do acesso tivemos uma lida apaixonante apesar da incredulidade inicial da equipe. O apoio da comunidade foi um grande diferencial para o sucesso do novo gerenciamento da agenda.
Conclusões e/ou Recomendações o acesso avançado surge então como uma proposta versátil e interessante para organização do sistema de atendimentos em atenção primaria visto a possibilidade que o mesmo traz para que a demanda seja melhor distribuída no tempo e espaço, resultando em maior satisfação no ambiente de trabalho e das pessoas que o compartilham, diminuindo o nível de stress e de angústia que a unidade repleta de pessoas em busca de atendimento pode causar.
|