Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16i - Gênero e Aids

29016 - JOVENS MULHERES VIVENDO COM HIV/AIDS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS QUESTÕES SOBRE SAÚDE REPRODUTIVA NO BRASIL
DANIELY SCIAROTTA - IFF/FIOCRUZ, IVIA MAKSUD - IFF/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Este trabalho é fruto de revisão bibliográfica de uma pesquisa de doutorado em curso no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do Instituto Fernandes Figueira/ Fiocruz (IFF/FIOCRUZ). Pretendemos discutir o fenômeno da reprodução entre jovens mulheres que vivem com HIV.


Objetivos
A comunicação pretende revisar produções acadêmicas para analisar as questões sobre saúde reprodutiva de jovens mulheres que vivem com HIV/Aids no cenário brasileiro.


Metodologia
O levantamento foi realizado na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na base de dados Scielo, Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Identificamos artigos, dissertações ou teses que apresentavam os termos “HIV/Aids, reprodução e jovens ou juventude ou mulheres” no campo “todos os itens”, ou seja, no título, assunto e resumo. Para discutir a temática, dialogamos com a literatura sobre reprodução de juventude e de mulheres que vivem com HIV/Aids.


Resultados
Fatores culturais, experiências individuais e informações acerca de reprodução interferem nas decisões reprodutivas de jovens mulheres que vivem com HIV/Aids. A literatura evidencia que as jovens não recebem informações suficientes sobre planejamento familiar e também não são orientadas sobre as possibilidades reprodutivas existentes para que elas façam escolhas conscientes. Há grande silêncio das políticas públicas brasileiras sobre a reprodução de mulheres que vivem com HIV/Aids e as jovens enfrentam o estigma do HIV/Aids quando cogitam a possibilidade de serem mães.


Conclusões/Considerações
As mulheres que vivem com HIV ainda enfrentam os mesmos desafios relacionados a saúde reprodutiva desde o início da epidemia. Elas lidam com o estigma e o silêncio das políticas públicas acerca da reprodução de pessoas que vivem com HIV/Aids e, quando essas mulheres são jovens, o controle sobre seus corpos e decisões reprodutivas são intensificados

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360