Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16i - Gênero e Aids

24692 - NARRATIVAS CORPORAIS DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS EM BLOGS
KÁTIA OVÍDIA JOSÉ DE SOUZA - IFF/FIOCRUZ, IVIA MAKSUD - IFF/FIOCRUZ, PAULA GAUDENZI - IFF/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A lipodistrofia afeta as pessoas vivendo com HIV/aids com uso prolongado de alguns antirretrovirais. Esta síndrome provoca alterações irregulares na distribuição de gordura corporal. Através das modificações corporais há a possibilidade da visualização do diagnóstico de HIV/aids por terceiros e estigmatização. A ocorrência da lipodistrofia traz também outros problemas às PVHAs, como psicológicos e sociais.


Objetivos
Compreender os sentidos e significados atribuídos por pessoas vivendo com HIV/aids participantes de duas discussões de dois blogs brasileiros.


Metodologia
Revisão de literatura e análise de narrativas pertencentes a dois blogs sobre HIV/aids e com discussões recentes sobre lipodistrofia. Tomamos os relatos dos blogs como mininarrativas e as analisamos segundo a análise compreensiva e comparativa de Bertaux (2010, 2005). Foram analisadas 150 narrativas. Consideramos como narrativas os comentários inseridos dentro das discussões sobre lipodistrofia introduzidas pelos moderadores dos blogs. Como pergunta norteadora para análise dos dados elegemos o lugar atribuído a lipodistrofia nas narrativas de pessoas vivendo com HIV/aids.


Resultados
As narrativas se apresentam como biográficas e são predominantemente masculinas. Este é um dos achados desse trabalho pois a maioria da literatura sociológica estuda a lipodistrofia a partir do ponto de vista feminino. A despeito da promessa de antirretrovirais com menor potencial de causar efeitos colaterais, ainda é fator de tensão para as PVHAs a possibilidade real da ocorrência dos efeitos colaterais.


Conclusões/Considerações
Os efeitos colaterais corporais dos antirretrovirais ainda são um problema para as PVHAs. As histórias das modificações corporais estão registradas nas memórias das PVHAs e são passadas adiante, despertando “medo” até em quem teria pouca probabilidade de desenvolver modificações corporais devido ao pouco tempo de uso de ARVs.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360