Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16i - Gênero e Aids

21784 - SIGNIFICADOS SOBRE A RESPOSTA SEXUAL APÓS A INFECÇÃO PELO HTLV
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA RIVEMALES - UFRB, MIRIAN SANTOS PAIVA - UFBA


Apresentação/Introdução
O acometimento por uma patologia crônica pode levar os sujeitos a assumirem posturas e significados distintos frente à resposta sexual. No caso do HTLV, o modo como as pessoas convivem com esse vírus pode influenciar a resposta sexual, principalmente naqueles que apresentam sintomatologia associada à doença.




Objetivos
Apreender os significados atribuídos à resposta sexual após a infecção pelo HTLV.


Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado no ambulatório da unidade docente assistencial em infectologia do Complexo HUPES, tendo como informantes 74 pessoas soropositivas para o HTLV de ambos os sexos. A coleta de informações utilizou as técnicas projetivas do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e Desenho-Estória com Tema, além da realização de entrevistas em profundidade. Para a análise foi realizada a triangulação dos dados empíricos oriundos de cada uma das técnicas descritas.


Resultados
O HTLV é representado como uma doença incurável, de transmissão sexual, que acarreta preocupação e medo frente ao futuro da infecção. As mulheres soropositivas expressam a diminuição da libido e ausência do prazer, porém elas não rejeitam aos apelos sexuais de seu parceiro. Na condição de objeto, a mulher faz o que o parceiro deseja independente de sua vontade própria. Por outro lado, experiências negativas também ocorrem em decorrência da Disfunção Erétil que é uma doença frequente nos homens soropositivos. Sendo o órgão sexual masculino objeto de poder, símbolo de virilidade e masculinidade, sentimentos diversos afetam a vida desses sujeitos, gerando sentimentos de baixo-estima, inutilidade e até revolta.


Conclusões/Considerações
As pessoas acometidas pelo HTLV apresentam dificuldades frente à vivência da sexualidade. A resposta sexual e busca do prazer foi alterada, revelando que a presença de alguma doença associada ao vírus implica em mudança na prática e resposta sexual. É imperativo a realização de outras pesquisas que também explorem as necessidades das pessoas que vivem com o HTLV, visto a complexidade da doença e suas diferentes conotações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360