Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16g - Cuidado

28804 - ROTA DIVERSIDADE: GÊNERO, RAÇA/COR E SEXUALIDADE NA PRÁXIS DO SANITARISTA.
JEFERSON SOUTO PINHEIRO - UFRGS, DANIEL CANAVESE DE OLIVEIRA - UFRGS


Período de Realização
Os encontros presenciais foram realizados no mês de novembro de 2017.


Objeto da Experiência
Inserir na práxis do sanitarista a interdisciplinaridade dos conceitos pertencentes à diversidade e relacionar com propostas de educação em saúde.


Objetivos
Colocar na “rota” das escolas do ensino médio e fundamental do município de Porto Alegre e Região Metropolitana, o debate de temas pertencentes à diversidade cultural e do corpo: gênero, sexualidade e raça/cor.


Metodologia
Foram realizadas atividades dinâmicas no formato de expositivo e oficinas em três encontros presenciais divididos em três eixos temáticos: o primeiro relativo ao corpo, cultura e identidade; o segundo relativo às questões de gênero, sexualidade, raça/cor; e o terceiro, relativo a produção interseccional dos conteúdos debatidos através da produção de um fanzine


Resultados
A mobilização dos atores foi positiva. Os docentes por perceberem a proposta metodológica com recursos audiovisuais e artísticos, e dos discentes, pelo aspecto lúdico que buscava explorar suas identidades/experiências. Destes, relatos diversos: situações de bullying, agradecimento ao debate e solicitações de retorno. Os fanzines, produzidos na sua maioria com recorte central questões de raça/cor e de gênero, que posteriormente foi exposto na semana da consciência negra organizada pela escola.


Análise Crítica
Nossa conjuntura sociopolítica revela certa urgência de (re)construímos um pensamento crítico, principalmente com os adolescentes. O ambiente escolar revela que as diferenças culturais e individuais ganham terreno para construção de relações interpessoais negativas. Esses marcadores são usados negativamente na produção das diversas violências resultando no bullying. A escola é um campo propício para a práxis do sanitarista, pois anseia por ações voltadas a construção de um ambiente saudável.


Conclusões e/ou Recomendações
A escola tona-se um espaço propício para inserção do sanitarista na busca de identificar lacunas sociais e executar ações que precisam maior atenção em nossa sociedade. Nesta, as desigualdades socioculturais ganham terreno “minando” as relações e produzindo violência. Contrapondo o projeto de lei “Escola Sem Partido”, o debate desses temas pertencentes à diversidade é uma demanda presente no ambiente e que deve ser pautado na educação em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360