Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16g - Cuidado

23647 - O POTENCIAL DA ATENÇÃO BÁSICA NO QUE DIZ RESPEITO AO EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LAÍS PEIXOTO SCHIMIDT - ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização
Relato de experiência sobre um evento realizado no mês de outubro de 2016, na favela da Rocinha, RJ


Objeto da Experiência
O empoderamento das mulheres adultas e adolescentes, moradoras da comunidade da Rocinha, RJ.


Objetivos
Criar um espaço para discussão sobre a violência de gênero sofridas pelas mulheres, visando o empoderamento feminino como ferramenta de auxilio para minimizar a violência sofrida por este público


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do residente de enfermagem em Saúde da Família a respeito da organização de um evento realizado na favela da Rocinha/RJ, oportunizando o mês conhecido como “outubro rosa” no ano de 2016, para trabalhar o tema: “Mulher, qual seu super poder?”, onde foram realizadas atividades como rodas de conversa sobre violência, cultura do estupro, educação não sexista, padrão de beleza, dinâmicas sobre gênero e sexualidade, além de sorteio de brindes e aula de dança.




Resultados
O evento foi capaz de promover a troca de experiência entre as mulheres participantes, na qual puderam compartilhar opiniões, angústias e situações vivenciadas no dia-a-dia. Todas participaram ativamente das atividades, sobretudo das rodas de conversa, onde puderam ter um momento de raciocínio crítico-reflexivo sobre as temáticas, além de espaços de lazer e descontração através da atividade de dança e o sorteio de brindes.


Análise Crítica
A violência de gênero é um tipo de agressão bastante vivenciada e naturalizada por boa parte da população e observa-se que, todavia é raramente discutido nas Unidades de Saúde em geral. Starfield (2002), diz que a saúde de um indivíduo pode ser alterada profundamente pelo meio físico, social, cultural e pela característica da atenção a saúde oferecida. Assim, discutir questões presentes no dia-a-dia em diferentes espaços, evidencia ser relevante e necessário para a transformação da sociedade


Conclusões e/ou Recomendações
O evento auxiliou na reflexão sobre a violência comumente sofrida e naturalizada pelas mulheres, oportunizando assim, um espaço de troca de experiências, empatia e entretenimento entre as mulheres moradoras da Rocinha/RJ. Observa-se a necessidade da realização de mais espaços de discussão sobre tais temáticas nas Unidades Básicas de Saúde, visando uma sociedade mais empoderada de seus direitos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360