29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16g - Cuidado |
23518 - AS MULHERES E A ATUAÇÃO DAS DOULAS NO PARTO EM HOSPITAIS DO DISTRITO FEDERAL RHANYELLE DE CARVALHO SANTANA PONTES - UNB, ANTONIA ANGULO TUESTA - UNB
Apresentação/Introdução Evidências científicas demonstram os benefícios do acompanhante e de doulas na experiência de parturição das mulheres. Porém, a atuação das doulas enfrenta resistências de profissionais de saúde e de modelos hospitalares que privilegiam aparatos tecnológicos em detrimento das emoções das mulheres. Esse contexto influencia as vivências das mulheres que escolheram doulas como acompanhante no parto.
Objetivos Compreender os significados para as mulheres em relação à atuação das doulas em centros hospitalares do Distrito Federal, e de que forma as estruturas organizacionais podem interferir na satisfação delas.
Metodologia Estudo qualitativo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Foram realizadas 15 entrevistas, em outubro de 2016, com mulheres acompanhadas por doulas em hospitais públicos e privados no Distrito Federal. O contato com as participantes foi em grupos de doulas. A análise das entrevistas permitiu elencar categorias como: motivações para a procura da doula; a doula e a comunicação ao obstetra; a escolha do parto normal e a mudança de obstetra durante a gestação; as mulheres, as doulas e a instituição hospitalar; os companheiros e os cuidados da doula; satisfação com o os cuidados da doula
Resultados Na perspectiva das mulheres a doula proporcionou apoio contínuo o que contribuiu para que a experiência do parto, de modo geral, seja percebido como satisfatória. As entrevistadas revelaram que a aceitação da doula nos hospitais promoveu respeito aos desejos sobre o seu parto, ainda que, muitos procedimentos médicos como aspiração no bebê e uso do nitrato de prata não conseguiram ser evitados. Algumas delas vivenciaram situações tensas em que tiveram que fazer a escolha entre o acompanhante e a doula durante a internação hospitalar devido a não aceitação dos profissionais da presença de ambos. Essa experiência produziu insatisfação e desconforto entre as mulheres.
Conclusões/Considerações As práticas profissionais orientadas pelo seu saber científico e as estruturas organizacionais nos hospitais influenciam a atuação da doula e a sua relação com as mulheres, portanto, a satisfação com os cuidados da doula está vinculada à capacidade de desenvolvimento do que se espera seja o papel da doula em contextos especifícos da atenção hospitalar e de respeito a legislação como a garantia do acompanhante e de atuação da doula no parto.
|