Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16g - Cuidado

21399 - MORBIDADE MATERNA GRAVE EM HOSPITAIS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO-CONTROLE
MAGNA SANTOS ANDRADE - UNEB, ANA CAROLINA ARRUDA FRANZON - USP, FABIANI SPESSOTO ZARATINI - USP, JAZMIN ANDREA CIFUENTES SANCHEZ - USP, LÍVIA PIMENTA BONIFÁCIO - USP, LÍVIA MARIA DE OLIVEIRA CIABATI - USP, CAROLINA SALES VIEIRA MACÊDO - USP, JOÃO PAULO DIAS DE SOUZA - USP, ELISABETH MELONI VIEIRA - USP


Apresentação/Introdução
A morte materna é um grave problema de saúde pública. Para o seu enfrentamento, recomenda-se o estudo dos casos de Morbidade Materna Grave – MMG (Condições Potencialmente Ameaçadoras à Vida – CPAV e Near Miss Materno – NMM). O estudo das MMGs viabiliza o conhecimento dos fatores que contribuem para o óbito, com a vantagem de levantar maior volume de informações em relação ao estudo das mortes.


Objetivos
Investigar a frequência e os fatores de risco associados à Morbidade Materna Grave entre mulheres atendidas em hospitais da rede pública de um município brasileiro.


Metodologia
Vigilância das MMGs utilizando os critérios da Organização Mundial de Saúde para Condições Potencialmente Ameaçadoras à Vida e Near Miss Materno. Os casos foram identificados entre agosto de 2015 e fevereiro de 2016. Realizou-se uma análise de subgrupo entre mulheres que fizeram pré-natal em unidades de saúde previamente selecionadas, seguindo o método de caso-controle. Participaram desta análise 1.098 mulheres (91 casos e 1.007 controles) internadas para o parto, em quatro instituições públicas que oferecem assistência obstétrica no município. Calculou-se indicadores de morbidade e mortalidade, Odds Ratio (OR), Intervalo de Confiança (IC) (95%) e Regressão Logística Múltipla.


Resultados
Nos hospitais estudados ocorreram 3.497 partos, 3.502 Nascidos Vivos (NV), 02 mortes maternas e 19 NMM. A Razão do NMM foi de 5,4 casos por 1.000 NV e a Razão de Mortalidade Materna foi de 57,1 óbitos por 100.000 NV. A taxa de mortalidade entre os casos com desfecho materno grave (somados os casos de NMM e morte materna) foi de 9,5%. A análise múltipla mostrou associação entre MMG e gestação de risco (maiores chances de evolução desfavorável da saúde materna ou fetal) (OR 4,5, IC 2,6-7,6), cesárea atual (OR 2,0, IC 1,1-3,7) e trabalho de parto induzido (OR 2,1, IC 1,2-3,9).


Conclusões/Considerações
Observou-se significativa frequência de MMG na população estudada, e os fatores de risco estão relacionados principalmente à assistência, não sendo observados aspectos sociodemográficos associados. Os resultados poderão contribuir para a melhoria da política local de assistência obstétrica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360