29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16h - Narrativas |
22240 - ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO MARIA GABRIELA RIBEIRO PORTELLA - UFF, VIRGINIA DRESCH - UFF, MARIA MARTHA DE LUNA FREIRE - UFF
Apresentação/Introdução O câncer é a segunda causa de morte na população mundial. O câncer de mama é o maior responsável por óbitos entre as mulheres.
Além das mudanças biológicas que ocorrem em consequência do tratamento, o câncer de mama traz mudanças em relação à postura de vida no que diz respeito à posição de passividade que a mulher passa a ocupar nesta condição ao tornar-se dependente do cuidado de outras pessoas.
Objetivos O objetivo deste estudo é reconstruir os itinerários terapêuticos das mulheres com câncer de mama, a partir da perspectiva de gênero, colocando em discussão os impactos do câncer de mama na feminilidade destas mulheres.
Metodologia Para a realização da pesquisa, foram convidadas 9 mulheres em tratamento ou seguimento de câncer de mama no Ambulatório de Oncologia de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro, com idades compreendidas entre 45 e 76 anos, 6 pacientes compareceram.
A abordagem metodológica empregada foi a História de Vida com destaque para a etapa da vida após o diagnóstico de câncer de mama. A pesquisa utilizou a entrevista aberta semi-estruturada com o objetivo de resgatar a trajetória destas mulheres após o diagnóstico.
A entrevista foi orientada e balizada por um roteiro invisível e conduzida a partir dos fatos narrados pelas entrevistadas. As entrevistas foram gravadas e o conteúdo foi transcrito.
Resultados Para análise dos dados foram elencadas duas categorias: Itinerários terapêuticos na análise das organizações dos serviços, práticas e cuidados formais e informais de saúde, buscando elucidar as questões trazidas e analisadas nos relatos em busca de cuidados em saúde. Engloba a produção e gerenciamento de cuidado tecidos nas múltiplas redes que funcionam como apoio e sustentação para a experiência do adoecimento e; Itinerários terapêuticos na análise do impacto do diagnóstico e tratamento do câncer de mama nos papéis sociais e culturais referentes às mulheres: abrange as problematizações ligadas aos papéis ligados à mulher.
Conclusões/Considerações Através dos relatos indagamos e averiguamos o impacto das questões de gênero, das construções sociais do papel da mulher, a percepção, que desde cedo é cultivada, do ideal de corpo feminino e verificamos que são fatores que influenciam e se fazem presente no cotidiano de todas as mulheres e que associados ao adoecimento pelo câncer de mama, trazem grandes impactos à autopercepção e a qualidade de vida, a partir do caminho percorrido por elas.
|