Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16h - Narrativas

22240 - ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
MARIA GABRIELA RIBEIRO PORTELLA - UFF, VIRGINIA DRESCH - UFF, MARIA MARTHA DE LUNA FREIRE - UFF


Apresentação/Introdução
O câncer é a segunda causa de morte na população mundial. O câncer de mama é o maior responsável por óbitos entre as mulheres.
Além das mudanças biológicas que ocorrem em consequência do tratamento, o câncer de mama traz mudanças em relação à postura de vida no que diz respeito à posição de passividade que a mulher passa a ocupar nesta condição ao tornar-se dependente do cuidado de outras pessoas.


Objetivos
O objetivo deste estudo é reconstruir os itinerários terapêuticos das mulheres com câncer de mama, a partir da perspectiva de gênero, colocando em discussão os impactos do câncer de mama na feminilidade destas mulheres.



Metodologia
Para a realização da pesquisa, foram convidadas 9 mulheres em tratamento ou seguimento de câncer de mama no Ambulatório de Oncologia de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro, com idades compreendidas entre 45 e 76 anos, 6 pacientes compareceram.
A abordagem metodológica empregada foi a História de Vida com destaque para a etapa da vida após o diagnóstico de câncer de mama. A pesquisa utilizou a entrevista aberta semi-estruturada com o objetivo de resgatar a trajetória destas mulheres após o diagnóstico.
A entrevista foi orientada e balizada por um roteiro invisível e conduzida a partir dos fatos narrados pelas entrevistadas. As entrevistas foram gravadas e o conteúdo foi transcrito.


Resultados
Para análise dos dados foram elencadas duas categorias: Itinerários terapêuticos na análise das organizações dos serviços, práticas e cuidados formais e informais de saúde, buscando elucidar as questões trazidas e analisadas nos relatos em busca de cuidados em saúde. Engloba a produção e gerenciamento de cuidado tecidos nas múltiplas redes que funcionam como apoio e sustentação para a experiência do adoecimento e; Itinerários terapêuticos na análise do impacto do diagnóstico e tratamento do câncer de mama nos papéis sociais e culturais referentes às mulheres: abrange as problematizações ligadas aos papéis ligados à mulher.


Conclusões/Considerações
Através dos relatos indagamos e averiguamos o impacto das questões de gênero, das construções sociais do papel da mulher, a percepção, que desde cedo é cultivada, do ideal de corpo feminino e verificamos que são fatores que influenciam e se fazem presente no cotidiano de todas as mulheres e que associados ao adoecimento pelo câncer de mama, trazem grandes impactos à autopercepção e a qualidade de vida, a partir do caminho percorrido por elas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360