Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16f - Sexualidade, Juventude e IST/Aids 

28970 - CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEXUAL DE ADOLESCENTES DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO AMAZONAS
THAÍSSA LIZ BRITO SEIXAS - UFAM, KLISSIA SILVA DE SOUZA - UFAM, DAIANE NASCIMENTO DE CASTRO - UFAM, CLEBER ARAÚJO GOMES - UFAM


Apresentação/Introdução
A adolescência é um período de transição da infância para a vida adulta, caracterizada por grandes transformações. Esta fase é marcada pelo início das experiências sexuais, que por sua vez, tem sido cada vez mais precoces, o que pode expor os adolescentes a diversos riscos. dentre eles, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e gravidez não planejada.


Objetivos
Descrever características do comportamento sexual de adolescentes do ensino médio de uma escola do município de Coari-AM.


Metodologia
Trata-se de um inquérito escolar, de corte transversal, realizado com adolescentes de 14 a 19 anos regularmente matriculados nas séries de 1º, 2º e 3º ano de uma escola estadual do município de Coari, AM. O processo amostral foi probabilístico e o instrumento utilizado foi um questionário de 65 questões, adaptado das versões Questionário da Juventude Brasileira e Questionário sobre Família e Sexualidade. Os dados foram analisados no programa Stata versão 13.0. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob parecer de n. 2.185.289


Resultados
Compuseram a amostra um total de 285 adolescentes e os resultados indicaram que 7 a cada 10 alunos entrevistados já tiveram a primeira experiência de intercurso sexual. A média de idade do início das atividades sexuais para ambos os sexos foi de 14,3 anos (DP=1,75). A maioria dos adolescentes responderam que seu primeiro parceiro sexual foi seu namorado (60,4%) e 31,1% afirmaram não ter usado preservativo na primeira relação. Identificou-se também que 64,2% não falam abertamente com os pais sobre sexo. Aproximadamente 10% dos(as) estudantes afirmaram que já estiveram grávidas ou engravidaram sua parceira e destes, mais da metade (52,5%) relataram ter realizado aborto.


Conclusões/Considerações
A maioria dos estudantes iniciaram as atividades sexuais antes dos 15 anos. O percentual de adolescentes que não utiliza preservativos e não possui diálogo aberto com os pais sobre sexualidade foi expressivo, bem como o número de abortos realizados entre os estudante que vivenciaram a gravidez. Diante da complexidade que envolve a sexualidade na adolescência, é imprescindível o desenvolvimento de novas estratégias sobre a abordagem da temática.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360