Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16f - Sexualidade, Juventude e IST/Aids 

27586 - CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE A CONTAMINAÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
FRANCISCA ALANNY - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA, JOÃO VICTOR LIRA DOURADO - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA, MARIA ADELANE MONTEIRO DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, MACIEL MAX RIOS VASCONCELOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA, FRANCISCO ANTONIO CARNEIRO ARAÚJO - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA, BRUNO FROTA CAVALCANTE - SECRETARIA DE SAÚDE SOBRAL-CE, HERMÍNIA MARIA SOUSA DA PONTE - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA


Apresentação/Introdução
A adolescência é um período marcado por mudanças biopsicossociais, atrelado a descobertas das próprias limitações e anseios por novos acontecimentos. Nesta fase a sexualidade encontra-se em afloramento, projetando o indivíduo a um maior grau de vulnerabilidade.


Objetivos
Descrever o conhecimento de adolescentes escolares sobre comportamentos de riscos para contaminação às Infecções Sexualmente Transmissíveis


Metodologia
Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, que objetiva descrever o conhecimento de alunos de uma escola pública estadual em Sobral-CE sobre o tema. O desenvolvimento deste estudo se deu em novembro de 2017 com 19 adolescentes de ambos os sexos de idade entre 10 a 19 anos matriculados no primeiro e segundo ano do ensino médio. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento composto por perguntas fechadas sobre o perfil sociodemográfico e econômico e perguntas abertas pertinentes ao objetivo do estudo. A pesquisa tem parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Superior de Teologia Aplicada, nº 2.213.615, CAAE: 71199017.1.0000.8133


Resultados
Ao analisar as falas dos adolescentes, selecionou-se as informações e percebeu-se que, de modo geral, os adolescentes possuem conhecimento sobre fatores de risco para IST’s, porém de modo limitado. Um número expressivo de escolares associa o sexo inseguro ao não uso da camisinha, diversidade e higiene de parceiros sexuais, demonstrando pouco conhecimento sobre as patologias e as diversas formas de contágio. Em relação à diferença de conhecimento entre os gêneros sobre a temática, não percebeu-se discrepância.


Conclusões/Considerações
Os resultados obtidos mostraram haver deficiência no conhecimento sobre os comportamentos de risco para IST's entre os adolescentes, demonstrando à necessidade de múltiplas intervenções educativas no âmbito escolar, e para além dele, visando empoderar a população adolescente de conhecimentos necessários a adoção de práticas sexuais seguras.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360