28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16f - Sexualidade, Juventude e IST/Aids |
27235 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO SEXO E SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA JÚLIA MARIA BARBOSA GUIMARÃES - UNIFAP, RAFAEL PINTO DA SILVA - UNIFAP, FRANCISCA EVELEN SUELEN SILVA DE AGUIAR - UNIFAP, KATICIANE RUFINO DA SILVA - UNIFAP, ADRIANE STEFANNY ROCHA RIBEIRO - UNIFAP, SÔNIA SILVA ALVES - UNIFAP, HIAGO RAFAEL LIMA DA SILVA - UNIFAP
Período de Realização As atividades de educação em saúde iniciaram em março de 2016, e concluíram em junho de 2016.
Objeto da Experiência Adolescentes com idade entre 12 e 13 anos de idade de duas escolas públicas de ensino fundamental da região periférica de Macapá, capital do Amapá.
Objetivos Orientar e ressaltar através de educação em saúde a temática sexo e sexualidade, pontuando suas diferenças, além de abordar questões de gênero e opção sexual, e a importância do respeito para o convívio social.
Metodologia Intervenções realizadas em duas escolas públicas com utilização de grupos focais com 30 alunos, na faixa etária de 12 e 13 anos de idade, com tempo de duração de 60 minutos, no qual foi abordado a temática de sexo e sexualidade, utilizando como abordagem metodológica uma breve apresentação do tema e uma roda de conversa para a promoção do debate, além da distribuição de folders e cartilhas. No final de cada apresentação foi desenvolvida uma dinâmica para fixação do tema.
Resultados No início das intervenções, percebe-se uma grande timidez e pequena participação da parte dos adolescentes, entretanto com o decorrer do encontro a participação se efetivou e alcançou níveis desejáveis. Além disso, foi observado muitas dúvidas e pensamentos errôneos sobre a temática, principalmente quanto aos conceitos de sexo e sexualidade, outro ponto relevante foi a exemplificação de casos da falta de respeito com a escolha de orientação e opção sexual do outro.
Análise Crítica Devido as escolas estarem em zona de vulnerabilidade, o projeto exerceu grande relevância para os alunos e para o corpo docente. Foi possível inferir que mesmo com muitas informações disponíveis para os adolescentes nas redes sociais e internet, eles ainda obtêm muitas dúvidas em relação a temática, e falta de locais que ofereçam informações verídicas e confiáveis acaba prejudicando a formação de conhecimento cientifico e embasado por evidências.
Conclusões e/ou Recomendações Torna visível a dificuldade apresentada ainda nos dias atuais para abordar temas tão sensíveis com um público ao mesmo tempo tão informado e conectado, mas que não utilizam as informações disponíveis de forma correta, por isso é imprescindível a continuidade dessas intervenções, possibilitando mais jovens adquirir conhecimentos nesta temática, com pessoas qualificadas e com apoio do corpo docente fazendo assim educação em saúde continuada.
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