28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16f - Sexualidade, Juventude e IST/Aids |
22760 - ADOLESCENTES E JOVENS DEVEM PARTICIPAR: EXPERIENCIAS DE PESQUISA-AÇÃO COM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA MARIA CLARA MÜLLER FERNANDES COUTINHO DA SILVA - UFF - RIO DAS OSTRAS, RJ, HAYDA ALVES - UFF - RIO DAS OSTRAS, RJ, PAULA MARTINS SIRELLI - UFF - RIO DAS OSTRAS, RJ, BRUNO FERREIRA TEIXEIRA - UFF - RIO DAS OSTRAS, RJ, IRMA DA SILVA BRITO - ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRAPORTUGAL, LIDIA SANTOS SOARES - UFF - RIO DAS OSTRAS, RJ, NILDA MARTINS SIRELLI - FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA, MACAÉ, RJ, GIOVANNA ALVES MARTINS - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA, RIO DAS OSTRAS, RJ, ANDREA DE ARAÚJO VIANA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO DAS OSTRAS, RJ, DANIEL FRANCISCO DE SOUZA SANTOS - UFF- RIO DAS OSTRAS, RJ
Período de Realização Abril a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Engajamento significativo de adolescentes e jovens na pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS) mobilizando debates sobre gênero, sexualidade e gravidez
Objetivos Co-criar intervenções com estudantes do ensino fundamental, convergentes com suas necessidades, prioridades e desejos, com vista à prevenção da gravidez, dissolução dos papeis de gênero e vivencia da sexualidade segura
Desenvolver práticas de educação popular em saúde (EPS) via extensão universitária
Metodologia - Desenvolvimento de instrumento de coleta de informações com a participação de jovens universitários;
- Aplicação de instrumento semi-estruturado com adolescentes e jovens nas imendições do cenário da intervenção no território – Escola Municipal Professora América Abdalla, Rio das Ostras, RJ
-Desenvolvimento de práticas de educação popular em saúde (educação por pares) com estudantes do ensino fundamental
Resultados Num processo de PaPS, jovens universitários participaram na produção de um instrumento possibilitando conversas par-a-par com adolescentes e jovens nas imediações de uma Escola sobre condições de vida e saúde, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos e projetos de vida. Os dados subsidiaram práticas de EPS e educação por pares com estudantes do 8o e 9o ano do ensino fundamental, abordando os temas: ser adolescente; corpo e sexualidade, violência, papeis sociais de sexo e gênero.
Análise Crítica As estratégias de PaPS possibilitaram ampliar e aprofundar o debate tradicionalmente vinculado à gravidez na adolescência, reorientar as intervenções e alcançar temas transversais construídos no processo de pesquisa-intervenção. Além disso, viabilizaram a mobilização e o engajamento significativo de adolescentes e jovens na co-produção de conhecimento sobre si, bem como, na implementação das práticas EPS.
Conclusões e/ou Recomendações A construção de políticas e práticas de saúde efetivas demanda reorientar o papel dos adolescentes e jovens na pesquisa e nas intervenções em saúde, do lugar de “publico-alvo” para agentes de participação. Este caminho é promissor para a construção de sociedades mais inclusivas e democráticas, assim como de sistemas de saúde reflexivos às necessidades, desejos e demandas da sociedade.
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