Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16f - Sexualidade, Juventude e IST/Aids 

21786 - PRÁTICAS SEXUAIS (IN)SEGURAS: USO DO PRESERVATIVO NAS RELAÇÕES SEXUAIS DE PESSOAS ACOMETIDAS PELO HTLV
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA RIVEMALES - UFRB, MIRIAN SANTOS PAIVA - UFBA


Apresentação/Introdução
As autoridades de saúde do Brasil, na tentativa de frear a disseminação das IST indicam o uso consistente do preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais que envolvem troca de secreções. Entretanto, o seu uso sistemático esbarra em diversos fatores psicossociais e culturais que interferem na sua utilização.


Objetivos
Analisar o uso do preservativo nas relações sexuais de pessoas acometidas pelo HTLV.


Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado no ambulatório da unidade de infectologia do Complexo HUPES, tendo como informantes 74 pessoas soropositivas para o HTLV. A coleta utilizou as técnicas projetivas do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e Desenho-Estória com Tema, além da realização de entrevistas em profundidade. Para a análise foi realizada a triangulação dos dados de cada uma das técnicas descritas.


Resultados
Os participantes do estudo, mesmo sabendo que o preservativo é uma medida preventiva, revelaram que o âmbito íntimo e privado das relações eram um escudo de proteção, o que indica a crença na ausência de ISTs em relações minimamente duradouras ou que transmitam “segurança”. Após a descoberta da soropositividade os roteiros sexuais se alteraram, os homens soropositivos passaram a usar o preservativo em seus relacionamentos. Já as mulheres com relacionamento estável, mesmo tendo revelado sua condição sorológica, destacaram que seus parceiros sexuais não utilizavam o preservativo. Por outro lado, as mulheres que não tinham parceria sexual estável evitavam estabelecer novos relacionamentos.


Conclusões/Considerações
O não uso do preservativo situa as pessoas acometidas pelo HTLV em condição vulnerável para contrair/propagar outra(s) IST. As mulheres ainda ocupam posição desprivilegiada quanto à prevenção, visto a dificuldade de negociação do uso do preservativo junto a sua parceria sexual. Faz-se necessário entender a complexidade de situações que envolvem a adesão ao uso do preservativo e a importância que o mesmo possui na vida das pessoas que vivem com o HTLV.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360