Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16c - Saúde Sexual e Reprodutiva

25884 - PARTICIPAÇÃO PATERNA NO CUIDADO DURANTE DO PRIMEIRO ANO DE VIDA
VANIA BUSTAMANTE - UFBA


Apresentação/Introdução
Realizou-se estudo sobre a participação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vida em famílias que moram em um bairro de baixa renda em Salvador atendido pelo PSF visando responder a lacunas identificadas na literatura. O cuidado é compreendido a partir de uma perspectiva ampliada que integra gênero, cuidado como horizonte para as práticas de saúde e como construção de projetos de pessoa.


Objetivos
O estudo visa compreender como se da a participação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vida em famílias que moram em um bairro de baixa renda atendido pelo programa de saúde da família


Metodologia
Utilizamos o método Bick de observação da relação mãe-bebê, uma proposta originária da psicanálise. Dois bebes e suas familiares receberam as visitas de uma única pesquisadora uma vez por semana em horários fixos durante um ano. O registro das visitas foi analisado seguindo o caminho de pensamento da hermenêutica e a dialética. Identificamos três grandes temas para pensar sobre a participação paterna: a) Cuidados cotidianos e trabalho doméstico no espaço da casa; b) relação com serviços e práticas de saúde; c) A construção social da pessoa


Resultados
Encontramos importantes permanências nas relações de gênero hegemônicas que se expressam em: participação paterna pouco expressiva no cotidiano do cuidado e do trabalho doméstico, presença paterna em situações que envolvem contato com os profissionais e serviços fora do espaço doméstico. Os homens expressam intensos sentimentos e preocupação pelos filhos, assim como o desejo de passar tempo com eles brincando e em atividades de lazer fora de casa. Existem algumas diferenças entre as famílias que têm relação com a presença de parentes no cotidiano. Destaca-se que a participação paterna é construída cotidianamente por homens e mulheres, tanto parentes da criança quanto profissionais de saúde.


Conclusões/Considerações
Destaca-se a importância destas reflexões para continuar pensando na construção de práticas de saúde, que incluam aos homens contemplando o bem estar de todos na família, o que necessariamente requer maior implicação de todos os envolvidos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360