Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16c - Saúde Sexual e Reprodutiva

24713 - PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: PERFIL DAS MULHERES ENCAMINHADAS PARA CIRURGIA DE ESTERILIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANOAS EM 2017
GREICE NIARA BIZARRO - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS, MARIANA VANUZA VIECELI - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS, CARMEM ROSANI DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS/ PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS, ELIANE BURGDURFF DA SILVA - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS


Apresentação/Introdução
Busca-se problematizar o planejamento reprodutivo das mulheres, a partir da análise da demanda de atendimento para esterilizações do ano de 2017, produzida pela equipe do Planejamento Familiar do município de Canoas.


Objetivos
Realizar a analise do perfil das mulheres encaminhadas para Laqueadura Tubária a partir do recorte de gênero; A partir dos dados refletir e propor ações de prevenção e promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres de Canoas


Metodologia
Foram analisados os dados produzidos pelo Setor de Planejamento Familiar de Canoas e realizado um levantamento do total de 530 avaliações para esterilização realizadas em 2017, destas, 352 eram para Laqueadura Tubária, ou seja, 66% da amostra. Para este trabalho foram analisados dados relevantes como: aborto, método anticoncepcional, renda familiar, gravidez na adolescência.


Resultados
Em 2017, em se tratando das avaliações para Laqueadura Tubária, verificou-se que 28% das mulheres já haviam sofrido pelo menos 1 aborto, 8% não utilizava nenhum método contraceptivo, apenas 26% utilizava método contraceptivo combinado ( a utilização de dois métodos concomitantes), 31% possuía renda familiar de até um salário mínimo, 34% recebia o bolsa família, 26% teve a sua 1ª gestação na adolescência até os seus 16 anos de idade.


Conclusões/Considerações
São imprescindíveis ações com foco nas discussões sobre sexualidade e métodos de prevenção direcionados às adolescentes, afim de, problematizar essa realidade. O percentual de abortos pode indicar falta de planejamento familiar, ou de acompanhamento pré-natal, sinalizando a necessidade de ações territoriais. Os 8% das mulheres que não utilizam método algum pode incitar a reflexão sobre ser a esterilização a última alternativa contraceptiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360