Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16b - LGBT I

23607 - PARA UM CONHECIMENTO SITUADO: PROBLEMATIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES (BIO)PSICOMÉDICAS NOS CORPOS E VIVÊNCIAS TRANS EM PORTUGAL E NO BRASIL
LILIANA GRACIETE FONSECA RODRIGUES - CPUP E CICS DO ISAVE - INSTITUTO SUPERIOR DE SAÚDE, NUNO SANTOS CARNEIRO - CPUP, MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA CARVALHO NOGUEIRA - FPCEUP E CPUP


Apresentação/Introdução
A história das abordagens (bio)psicomédicas sobre as transexualidades não é recente. Desde a década de 1950, ela tem sido caraterizada por tentativas várias de classificação das pessoas trans. A par destes processos de categorização, as instituições e os discursos sociais, políticos e científicos têm contribuído para a violência contra pessoas trans.


Objetivos
A presente comunicação visa problematizar a (des)construção das identidades das pessoas trans, discutindo a despatologização das transexualidades como possibilidade de alargar os direitos humanos destas pessoas.


Metodologia
Esta comunicação insere-se no doutoramento da primeira autora, onde foram realizadas 35 entrevistas semiestruturadas a pessoas autoidentificadas como trans, transexuais e travestis, no Brasil e em Portugal. Os discursos dos/as participantes deste estudo foram sistematizados segundo a análise temática (Braun & Clarke, 2006), a partir da qual emergiram sete temas principais. Esta comunicação centra-se em dois dos sete temas, a saber: "as intervenções (bio)psicomédicas nos corpos e vivências trans" e "a (des)patologização das transexualidades".


Resultados
Este estudo mostra que algumas pessoas trans realizam modificações corporais com o intuito de combater a transfobia/cissexismo que foram experienciando ao longo dos seus trajetos de vida. Além disso, acreditam que ao tornarem os seus corpos conformes poderão ser mais desejáveis e desejar. O processo de cisnormatividade dá-se então pela ideia, presente nos discursos de algumas pessoas que escutámos, de que, com corpos "integrados", enfrentarão menos discriminações e, por isso, encontrarão formas mais satisfatórias de vivenciar pessoal e socialmente as suas identidades.


Conclusões/Considerações
Este estudo contribui para o aprofundamento da reflexão crítica acerca das vivências/exclusões das pessoas trans, nomeadamente no contexto (bio)psicomédico através de dispositivos de "disciplinarização". Ao mesmo tempo que as estruturas sociais produzem e sustentam as transfobias, as mesmas estruturas são responsáveis por combatê-las, nomeadamente na mudança do paradigma sobre a conceção das transexualidades.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360