Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16b - LGBT I

23204 - EDUCANDO PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS (LGBTS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MAURO BELINO PIRATELLI FILHO - UNICESUMAR, MARIANA ENY IRIE SODA - UNICESUMAR, CREMILDE APARECIDA TRINDADE RADOVANOVIC - UEM, LUDMILA LOPES BOLSONI - UNICESUMAR, PATRÍCIA BOSSOLANI CHARLO - UNICESUMAR, MÁRCIA GLACIELA DA CRUZ SCARDOELLI - UNICESUMAR


Período de Realização
A educação permanente foi planejada e realizada no lapso de 17 de novembro á 22 de dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Educação permanente sobre a Política Nacional de Saúde Integral de LGBT’S para profissionais de saúde da Atenção Primária a Saúde (APS).


Objetivos
Capacitar os profissionais de saúde sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).


Metodologia
No primeiro momento, por meio da roda de conversa, foi realizado a inserção de algumas perguntas com foco na política a fim de identificar o conhecimento prévio dos participantes. No segundo momento, com a utilização de um painel dialogada sobre a política LGBT foi realizada a apresentação do mesmo para esclarecer as dúvidas identificadas, a fim de melhorar o acolhimento e, gradativamente, mobilizá-los em torno da defesa dos direitos sexuais como componente fundamental da saúde desta população.


Resultados
Foi possível observar diante das discussões que os profissionais de saúde apresentaram a necedade sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Além disso, também notou-se o preconceito na visão de alguns profissionais em relação à tal população recorrentes dos princípios religiosos. Contudo, os profissionais de saúde revelaram que a educação possibilitou uma reflexão, a fim de melhorar o acolhimento para a inclusão e a redução das desigualdades relacionadas à saúde destes grupos sociais.


Análise Crítica
É necessário compreender que as formas de preconceito e discriminação frente estes grupos sociais, acabam sendo um fator muito relevante no processo de sofrimento e adoencimento e consequentemente um dos principais motivos da desistência do usuário a buscar o serviço de saúde no SUS.


Conclusões e/ou Recomendações
É necessário compreender que as formas de preconceito e discriminação frente estes grupos sociais, acabam sendo um fator muito relevante no processo de sofrimento e adoencimento e consequentemente um dos principais motivos da desistência do usuário a buscar o serviço de saúde no SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360