27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16a - Aborto e contracepção |
25523 - FAMÍLIA, CORPO E GÊNERO: CONSTRUINDO O GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR THAISLAYNE NUNES DE OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DÉBORA RIBEIRO GOMES TORRES DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARIA LUIZA IAVECHIA GOMES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Período analisado corresponde de janeiro de 2017 até dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Grupo de planejamento familiar, este grupo é realizado semanalmente em uma unidade de saúde do município do Rio de Janeiro.
Objetivos Discorrer sobre o planejamento, estruturação e execução do grupo de planejamento familiar, bem como sinalizar os potenciais efeitos deste tipo de ferramenta.
Metodologia Pesquisa de natureza empírica, este trabalho consiste em um relato de experiência profissional da assistente social e da fisioterapeuta que compõem uma equipe multiprofissional de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de uma enfermeira da Estratégia e Saúde da Família (ESF), que atuam em uma das áreas programáticas do município do Rio de Janeiro. Utilizou-se como método a observação participante e como instrumento o diário de campo.
Resultados No decorrer do ano de 2017, planejamos e executamos o grupo. Realizamos de 10 grupos, com média de 10 participantes a cada encontro. No primeiro encontro realizamos a discussão sobre o corpo humano, com realização de dinâmica de interação entre os usuários. O segundo dia propicia a apresentação das infecções sexualmente transmitidas, dos métodos contraceptivos e de esterilização. No último encontro tratamos sobre a concepção de família, gênero e construção histórica dos papéis sociais.
Análise Crítica O grupo é desenvolvido em três encontros realizados às quartas-feiras de 14:00 às 16:00. O público-alvo consiste em pessoas que desejam submeter-se aos métodos contraceptivos. Contudo, considerando a amplitude da discussão abordada, possibilitamos a abertura do grupo a qualquer usuário da comunidade. O grupo socializa o conhecimento do corpo, métodos contraceptivos, escolha de métodos individualizados e discussão da questão de gênero, assim como a construção e papel da família na sociedade.
Conclusões e/ou Recomendações
A partir os relatos dos usuários, surgiram-nos questionamentos decorrentes da importância e valorização deste espaço de cuidado, assim como dos seus efeitos. Desse modo, o que se observa, é que pessoas com questões comuns constroem o saber de maneira coletiva, influindo no olhar sobre as discussões de família, corpo, gênero, violência, entre outros, possibilitando a discussão de questões transversais ao cuidado em saúde.
|