Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16a - Aborto e contracepção

22344 - PROPAGANDISTAS FARMACÊUTICOS, MÉDICOS E PROFISSIONAIS DE FARMÁCIA: DRIBLANDO OBSTÁCULOS E CRIANDO O MERCADO CONSUMIDOR DAS PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS
TÂNIA MARIA DIAS - IFF/FIOCRUZ, CLAUDIA BONAN - IFF/FIOCRUZ, IVIA MAKSUD - IFF/FIOCRUZ, LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA DA SILVA - IFF/FIOCRUZ; COC/FIOCRUZ, ANDREZA RODRIGUES NAKANO - IFF/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Nas primeiras décadas de comercialização das pílulas anticoncepcionais (PA), interdições legais, controvérsias médicas, sociais e morais e ausência de regulamentação quanto à prescrição e venda levaram os laboratórios a lançar mão de múltiplas estratégias para propagandear, difundir e criar um mercado consumidor para esses novos produtos.


Objetivos
Nosso objetivo foi investigar a trama de interações suscitadas por esses medicamentos nas suas primeiras décadas de circulação e descortinar a história social dos contraceptivos hormonais no Brasil.


Metodologia
Partimos de uma abordagem sócio-histórica relacionada aos estudos sociais da ciência, da medicina e dos objetos médicos. A partir dos conceitos de análise de conteúdo estamos analisando fontes escritas e documentais (revistas especializadas, bulas de pílulas anticoncepcionais, jornais de circulação nacional) e orais (médicos, propagandistas farmacêuticos e outros profissionais técnicos de laboratórios farmacêuticos, balconistas e/ ou proprietários de farmácia, farmacêuticos).


Resultados
Consultórios médicos, instituições públicas, faculdades de medicina, farmácias e o “mercado das sombras” (departamentos médicos de empresas com grande contingente feminino) foram alvos privilegiados. Médicos e profissionais do mundo da farmácia deviam ser persuadidos sobre qualidades e benefícios das pílulas anticoncepcionais. Responsáveis pela prescrição e possuidores de conhecimentos relativos à terapêutica e à farmacologia, a adesão desses profissionais propiciava a “eticização” dos novos produtos e legitimava sua comercialização e consumo – mesmo se automedicação, uso por indicação de pessoas conhecidas e compra direta na farmácia respondessem por grande parte dessas práticas.


Conclusões/Considerações
Variados sentidos, interesses, valores e conceitos coabitaram o universo de interações e relações entre os diferentes atores que participaram da difusão das pílulas anticoncepcionais. Essa imensa rede de relações que se formou permitiu a absorção, a rotinização e a assimilação desse novo objeto biomédico e sua naturalização entre nós.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360