Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO16h - Aborto

25359 - DO ABORTO PROVOCADO AO ABORTO PESQUISADO: REFLEXÕES ACERCA DOS SIGNIFICADOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ABORTAR VISIBILIZADOS PELA LITERATURA CIENTÍFICA
NANDA ISELE GALLAS DUARTE - ENSP-FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
No Brasil, o aborto provocado é evento comum na vida reprodutiva de mulheres de todas as classes sociais, religiões e etnias, mas o interesse em estudar o tema a partir do que elas dizem sobre a experiência é dificultado pela criminalização do ato. Pesquisas de beira de leito têm sido hegemônicas, enquanto alguns estudos buscam estabelecer interlocução com as mulheres em locais e momentos diversos.


Objetivos
Analisar o enfoque das pesquisas que abordam a perspectiva de quem realizou um aborto induzido no Brasil e o que esta literatura tem apontado em relação aos significados da experiência vocalizados pelas mulheres.


Metodologia
Revisão bibliográfica de trabalhos cujo objeto são as percepções das mulheres sobre o evento do aborto, realizada nas plataformas Scielo e BVS, em agosto de 2017, com os seguintes termos e operadores booleanos: aborto and (perspectivas or narrativas or histórias or experiências or depoimentos or entrevistas) and mulheres. O primeiro resultado, de 77 artigos, foi filtrado segundo os seguintes critérios: trabalhos brasileiros, exclusão de trabalhos com foco em aborto espontâneo e aborto legal e exclusão de trabalhos cujo o objeto de análise não eram de fato as narrativas/depoimentos de mulheres. Ao final, foi realizada análise de conteúdo de 23 artigos, publicados entre 2000 e 2017.


Resultados
O enfoque central da discussão dos estudos se divide entre: participação/reação de parceiros e família, relação entre aborto e violência/coerção, cuidado recebido nos serviços de saúde; itinerários e métodos utilizados, e os sentimentos/significados associados ao processo pelas mulheres. As pesquisas realizadas em hospitais após o abortamento conformam a maior parte dos artigos e registram majoritariamente culpa e arrependimento como elementos preponderantes nas elaborações das mulheres. Mas em estudos cuja interlocução com as informantes se dá em outro momento/espaço, elementos como solidariedade, valorização da negociação com parceiros/família e sentimentos de alívio são trazidos à tona.


Conclusões/Considerações
Se, por um lado, o aborto provocado é um evento comum, por outro é uma experiência profundamente estigmatizada, inclusive nos hospitais. Assim, é possível que as pesquisas estejam visibilizando majoritariamente os significados que dialogam com o estigma socialmente constituído em relação ao tema. Para alcançar uma maior diversidade de significações sobre a experiência de abortar, é preciso diversificar, também, os contextos de pesquisa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360