Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO16g - Gênero, Sexualidade, Juventude e HIV/AIDS

23501 - PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV (PREP):TAXAS E PERFIL DE USUÁRIOS NÃO ADERENTES AO SEGMENTO CLÍNICO
LORRUAN ALVES DOS SANTOS - FMUSP, ALEXANDRE GRANGEIRO - FMUSP, MARCIA THEREZA COUTO - FMUSP


Apresentação/Introdução
A PrEP consiste no uso regular de antirretrovirais (ARV) por pessoas não infectadas para evitar o HIV nas relações sexuais. Estudos mostram que a efetividade da PrEP está fortemente associada à adesão aos ARV. No Brasil, informações sobre o uso consistente da profilaxia, considerando o cotidiano dos serviços de saúde e das populações mais afetadas pela epidemia, são relativamente desconhecidas.


Objetivos
Analisamos as proporções de não cumprimento do seguimento clínico de PrEP e o perfil dos usuários sem retorno no primeiro e no terceiro meses após prescrição da profilaxia.


Metodologia
Estudo demonstrativo, desenvolvido, entre Nov/2016 a Abr/2017, em um centro de referência para aids da cidade de São Paulo. Incluímos 129 homens e mulheres, maiores de 16 anos, com relações anais e vaginas desprotegidas nos últimos 6 meses. Foi prescrito o uso diário, oral, de tenofovir/emtricitabina, com protocolo de seguimento prevendo retornos no 30º e 90º dias após prescrição. A cada retorno foi realizado aconselhamento sobre adesão e risco, avaliação clínica, sorologia para HIV e dispensa de medicamento para 30 e 60 dias. Foi considerado como não cumprimento do seguimento a ausência de retirada do medicamento após 5 dias do término do número de comprimidos dispensados.


Resultados
O perfil predominante se constituiu por ser homem (99%), homo/bissexual (95%), auto-declarados branco (61%) e com parceria casual (91%), com mediana de 25 parcerias no último semestre. 10% referiram ser profissionais do sexo (PS). A proporção acumulada de não retorno foi de 35%, apresentando percentuais equivalente (18%) nos 30º e 90º dias. Entre os que não retornaram a um dos agendamentos prevaleceram PS (70%), bissexual (66%), escolaridade média ou superior incompleto (43%) e ter relações desprotegidas (50%).


Conclusões/Considerações
Taxas de não cumprimento foram elevadas nos períodos observados, podendo comprometer a efetividade da profilaxia. Grupos mais associados com discriminação, estigma e maior risco apresentaram taxas mais elevadas, sugerindo a necessidade de intervenções estruturais para garantir maior impacto da PrEP no país.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360