27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO16f - LGBT II |
27634 - SEXUALIDADE, GÊNERO, DIVERSIDADE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MANAUS ÉRICA VIDAL ROTONDANO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, HORACIO FEDERICO SÍVORI - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução A educação para a sexualidade nas escolas depara-se com o desafio de ultrapassar uma visão naturalizante sobre o sexo e os gêneros. Tal desafio, aliado a visibilidade das diferenças, tem sido acompanhado por uma onda de oposição que coloca em risco a viabilização de práticas problematizadoras de padrões de normalidade, que tendem a causar sofrimento e suscitar a exclusão do diferente da escola.
Objetivos Analisar discursos e práticas sobre sexualidade e gênero na Educação no Amazonas, na formação de professoras(es) da Secretaria Municipal de Educação
Metodologia O estudo, qualitativo de natureza etnográfica é realizado na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Os dados são obtidos por análise documental; observação participante em grupos de formação de professoras(es); entrevistas individuais semi-estruturadas com educadoras(es) que atuam/atuaram em formações na área da sexualidade; entrevistas individuais semi-estruturadas com professoras(es) que têm desenvolvido projetos nas escolas em que atuam. As informações têm sido analisadas e interpretadas a partir da técnica de análise de conteúdo e os dados levantados a partir da pesquisa documental são analisados a partir da tabulação e descrição da realidade mapeada.
Resultados Os resultados têm permitindo reconstruir o percurso histórico de praticas no âmbito da formação de professoras(es) no campo da Educação para a Sexualidade na SEMED, desvelando embates com diferentes atores e instituições, conquistas e dificuldades, bem como identificar concepções de sexualidade e gênero adotadas neste percurso.
Trabalhos voltados para a temática da diversidade, nem sempre têm sido bem recebidos por autoridades políticas no Estado, pais, gestores, bem como professoras(es), tendo emergido no cenário local diversos conflitos que têm colocado em risco a continuidade das formações na área, bem como ações voltadas para a temática nas escolas.
Conclusões/Considerações A Educação para a Sexualidade na formação de professoras(es) no município é recente, sendo, hoje, ameaçada pelos pânicos morais suscitados pela "ideologia de gênero". Resistências surgem, devendo ser pesquisadas, uma vez que, a despeito dos obstáculos, abrem brechas que permitem a construção de ações de respeito à diversidade e debates sobre as plurais formas de ser e viver a sexualidade e o gênero.
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