Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO16d - Saúde Sexual e Reprodutiva II

24332 - UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO SUS POR HOMENS: ESTUDO REALIZADO EM UMA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE DE SÃO PAULO-SP
ROSÂNGELA ELAINE MINÉO BIAGOLINI - SMS/SP E UNINOVE, ROUDOM FERREIRA MOURA - SES/SP-CVE


Apresentação/Introdução
Reconhece-se que a população masculina não busca os serviços de atenção primária como as mulheres, tendo preferência pelo ingresso pela atenção especializada. Conhecer, portanto, que características têm essa população que utiliza a atenção primária, bem como que utilização faz desses serviços, é imprescindível, para adequar a assistência à saúde às reais necessidades.


Objetivos
Caracterizar a utilização que os homens fazem das Unidades de Saúde integrantes da Atenção Primária, pertencentes a uma Supervisão Técnica de Saúde do Município de São Paulo, bem como identificar o perfil desses.


Metodologia
Estudo transversal, sendo este, recorte de uma pesquisa de campo mais ampla, de caráter quantitativo, realizada em 20 UBS e 04 Unidades Médica Ambulatorial (AMA) que integram a região de uma Supervisão Técnica de Saúde localizada na região Leste de São Paulo. Foram entrevistados 636 homens, utilizando-se um formulário composto por 24 questões.


Resultados
Dos entrevistados 377 (59,3%) tem menos de 50 anos, 300 (47,2%) declararam-se brancos, 354 (55,7%) tem mais de 10 anos de estudo; 44,7% declararam receber rendimentos suficientes para viver e 64,5% tinham trabalho remunerado no momento da entrevista. No tangente a utilização dos serviços do SUS, 33,6% estavam no serviço para consulta médica; 29,4% referiram dificuldades em utilizar o SUS, dentre estas a falta de agendamento para consultas médicas foi referida por 39,6%. Na busca por assistência imediata 45,2% referiram procuram atendimento do AMA. Referente à última vez que utilizaram os serviços de saúde, 74,4% apontou que seus problemas foram resolvidos.


Conclusões/Considerações
Houve predomínio do adultos jovens, com alta escolaridade, a consulta médica foi motivo de maior utilização dos serviços, além da referência da procura prioritária por serviços de urgência nos casos de problema de saúde. Os dados, portanto, apontam para subutilização dos serviços da atenção básica e a progressão das iniquidades em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360