Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO16d - Saúde Sexual e Reprodutiva II

21401 - ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE MULHERES COM MORBIDADE MATERNA GRAVE
MAGNA SANTOS ANDRADE - UNEB, ANA CAROLINA ARRUDA FRANZON - USP, FABIANI SPESSOTO ZARATINI - USP, JAZMIN ANDREA CIFUENTES SANCHEZ - USP, LÍVIA PIMENTA BONIFÁCIO - USP, LÍVIA MARIA DE OLIVEIRA CIABATI - USP, CAROLINA SALES VIEIRA MACÊDO - USP, JOÃO PAULO DIAS DE SOUZA - USP, ELISABETH MELONI VIEIRA - USP


Apresentação/Introdução
A morte materna permanece um grave problema de saúde pública. A investigação dos casos produz informações importantes sobre o perfil dos óbitos, orientando medidas para seu enfrentamento. Neste contexto, o estudo da Morbidade Materna Grave mostra-se promissor na produção de conhecimento sobre os fatores que podem contribuir para o óbito materno e em relação à assistência obstétrica prestada.


Objetivos
Identificar os Itinerários Terapêuticos de mulheres acometidas por Morbidade Materna Grave.


Metodologia
Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada em um hospital universitário de referência em gestação de alto risco do interior do estado de São Paulo. Participaram 16 mulheres com complicações graves na gestação, parto ou pós-parto. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e analisadas mediante Análise de Conteúdo.


Resultados
As mulheres ao iniciarem o processo de adoecimento seguem trajetórias diversas, buscando serviços da baixa e alta complexidade, procurando também por vizinha, farmácia e uso de automedicação. Destacam-se entraves referentes ao acolhimento, continuidade do cuidado, resolutividade e referência na Rede de Atenção à Saúde. Observaram-se importantes pontos críticos em relação à assistência obstétrica, sendo a peregrinação por serviços de saúde, a demora do encaminhamento e a violência institucional, realidades vivenciadas pelas mulheres. O serviço terciário foi apontado como acolhedor e eficaz no atendimento.


Conclusões/Considerações
Este estudo permitiu a identificação dos problemas que existem em toda a cadeia de cuidados obstétricos, e este conhecimento permite o entendimento de como o sistema de saúde se organiza em relação ao atendimento das mulheres com complicações maternas graves.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360