26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO16c - LGBT I |
27654 - A LUTA PELO DIREITO À SAÚDE LGBT NA CIDADE DE RECIFE - PROMOVENDO ESPAÇOS DE DIÁLOGO RAISSA LORENA BANDEIRA LANDIM - CPQAM, DIEGO FRANCISCO LIMA DA SILVA - CPQAM
Período de Realização O projeto foi realizado entre os períodos de março a agosto de 2016 na cidade de Recife.
Objeto da Experiência Reflexão a respeito da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da população LGBT na cidade de Recife no Distrito Sanitário VIII.
Objetivos O projeto teve como objetivo geral proporcionar reflexão acerca do acesso ao direito à saúde da população LGBT no município de Recife, com a realização de oficinas temáticas junto aos profissionais de saúde da rede do município e a realização de um fórum com trabalhadores, militantes e usuários.
Metodologia Esse método caracteriza-se como um processo de reflexão e ação, que busca mudanças no contexto concreto e estuda as condições e os resultados da experiência efetuada. Os sujeitos participantes foram os trabalhadores do Distrito Sanitário VIII da cidade do Recife. Foram realizadas oficinas com os profissionais buscando a reflexão e discussão sobre identidade de gênero e sua influência no acesso à saúde da população LGBT. Lançou-se mão de Estudos de casos e rodas de diálogo. Ocorreram 3 oficinas.
Resultados Os 2 primeiros encontros junto aos profissionais trouxeram reflexões sobre as novas configurações de identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual. O esclarecimento enquanto esses aspectos causaram clareza e compreensão dos trabalhadores de saúde quebrando as barreiras do medo do desconhecido. No último encontro foi realizado um cine-debate, com documentário Bichas, com representantes LGBT e gestores de saúde promovendo o diálogo e fortalecimento da política municipal.
Análise Crítica Após anos de luta dos movimentos sociais, surgem em nosso país políticas ministeriais que visam o combate a homofobia e a promoção de saúde da população LGBT. Esse fato pode funcionar como aspecto impulsionador para a eliminação de violências e permitir o acesso a saúde a essa população. Entretanto, a falta de comunicação entre os trabalhadores da assistência, os gestores de saúde e a população causam barreiras institucionais dificultando o acesso aos dispositivos de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A realização desse projeto pode contribuir para a constante reflexão a respeito da implementação da Política LGBT na cidade do Recife, trazendo novos elementos para discussão nos setores de serviço do DS VIII e na Gerência de Atenção Básica. Após os encontros, a política municipal de saúde LGBT ganhou uma coordenação e palestras foram promovidas com esse tema no ano seguinte. Enfatiza-se a necessidade da promoção de diálogo e reflexão no SUS.
|