26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO16b - Gênero e cuidado I |
27383 - INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE E SEXUALIDADE DE MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ELIAS FERNANDES MASCARENHAS PEREIRA - UNIVASF, MAIANE ALVES DE MACÊDO - UNIVASF, MARHLA LAIANE DE BRITO ASSUNÇÃO - UNIVASF, CRISTINE NUNES MOTTA - UNIVASF, ROBERTO DOS SANTOS SILVA JÚNIOR - UNIVASF, JASIELY ÁDNA DANTAS SOUSA - UNIVASF, MYLENA COELHO DA LUZ - UNIVASF, FRANCIS NATALLY DE ALMEIDA ANACLETO - UNIVASF
Período de Realização A atividade foi executada durante o mês dezembro de 2017
Objeto da Experiência Promover reflexões sobre o exercício da sexualidade em suas múltiplas formas com foco nas principais Infecções sexualmente transmissíveis.
Objetivos Desenvolver ambientes lúdicos e reflexivos onde as demandas ligadas à saúde e sexualidade de mulheres encarceradas pudessem ser dialogadas de maneira plena. Possibilitando a integração de alunos, pós-graduandos, professores e profissionais em ações de promoção à saúde no contexto carcerário.
Metodologia A experiência ora relatada faz parte das ações do projeto de extensão PROOLUD que desenvolve atividades interdisciplinares de promoção à saúde através de oficinas lúdicas na Cadeia Pública de Petrolina-PE, contou com a participação de profissionais, estudantes e professores de diferentes áreas do saber. Como recurso facilitador foi utilizado o jogo dos mitos e verdades, onde foram abordadas as formas de contágio, prevenção e diagnóstico de IST e relações homoafetivas e cuidados específicos.
Resultados A ação foi executada de maneira participativa, o ambiente descontraído facilitou as discussões e possibilitou que as mulheres trouxessem suas dúvidas e conhecimentos acerca da temática abordada. No que se refere às formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento das IST elas mostraram-se conscientes, entretanto quando se tratava das especificidades das mulheres lésbicas muitas equívocos foram relatados pelas mesmas. As múltiplas sexualidades foram debatidas de forma ampla.
Análise Crítica A integração entre profissionais, estudantes e professores de diversas áreas criou um cenário interdisciplinar onde as discussões abarcaram processos biológicos, psicológicos, sociais, pedagógicos e o saber popular debruçados sobre o mesmo tema. A aproximação dos estudantes ao cárcere desde a graduação fortalece a formação de profissionais para o SUS, sensíveis às populações vulneráveis e estigmatizadas. O jogo e lúdico foram essenciais para a promoção da saúde.
Conclusões e/ou Recomendações As práticas interdisciplinares e lúdicas são importantes ferramentas para o processo de Educação e Saúde. O cárcere torna-se um espaço privilegiado dado à quantidade de pessoas que as ações podem alcançar. Esses espaços ainda são pouco explorados e ficam à margem das ações de saúde. É preciso vencer os estigmas sociais e avançar no processo de produção de saúde de pessoas encarceradas, promovendo a integralidade do cuidado como regi o SUS.
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