Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO16a - Saúde Sexual e Reprodutiva I

28957 - NARRATIVAS SOBRE A MULHER E O CORPO FEMININO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GINECOLOGIA
ANA PAULA DOS REIS - UFBA


Apresentação/Introdução
Historicamente, a Ginecologia se constitui como a “Ciência da Mulher”, forjada, no século XIX, com base nos pressupostos da medicina moderna. Esta apresentação, fruto de tese de doutorado sobre o tema, discute visões sobre a mulher na Ginecologia contemporânea, a partir de uma abordagem etnográfica realizada a partir de diferentes espaços de ensino e aprendizagem de Medicina de uma Universidade Pública da Bahia.



Objetivos
Compreender quais as narrativas sobre a mulher, o corpo feminino, atualmente construídas e reconstruídas no ensino/aprendizagem da Ginecologia.


Metodologia
Pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, realizada a partir da observação participante de diferentes atividades teóricas e práticas do ensino e aprendizagem da Ginecologia, como aulas teóricas, sessões clínicas e científicas, consultas ambulatoriais, sob a coordenação do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade estudada. Além disso, foram realizadas entrevistas com estudantes e professores de Medicina.



Resultados
As narrativas sobre a mulher ressaltam em diferentes situações investigadas a partir da predominância de pressupostos essencialistas, em que a dimensão biológica do corpo é tomada como determinante. O corpo feminino é construído como resultante de um sistema hormonal, que interfere na feminilidade, sexualidade e produção de doenças; a identidade feminina permanece associada à maternidade. Os dados mostram a percepção do corpo feminino como "instável" e complexo, impactado pela natureza, psiquismo e mundo sociocultural. A Ginecologia é vista pelos agentes abordados como uma especialidade que lida como a complexidade feminina e, por isso, com aspectos que são externos ao objetivo e razão de ser da especialidade.



Conclusões/Considerações
O trabalho mostra como as narrativas na Ginecologia permanecem atribuindo forte valor à maternidade e operam para confirmar sua importância na constituição da identidade feminina. A mulher é percebida como um ser instável, resultado da sua natureza complexa, assim como da influência que o psiquismo e aspectos da vida social produzem no comportamento, sexualidade e adoecimento feminino.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360