Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27k - Envelhecimento e Cuidado em Saúde

27460 - PERFIL DE APOIO SOCIAL E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO LITORÂNEA DO PARANÁ
MARILIA PINTO FERREIRA MURATA - UFPR, BENILDA ANGELA TURCO KLOCK - UFPR


Apresentação/Introdução
O aumento da longevidade da população brasileira tem tornado os estudos sobre envelhecimento cada vez mais necessários, alocando os fatores que interferem neste processo como preocupação das ciências da saúde. O apoio social possui importante função no enfrentamento de perdas e limitações frequentemente associados ao processo de envelhecimento.


Objetivos
O presente estudo teve por objetivo identificar os tipos e a composição da rede de apoio social de idosos.


Metodologia
Esta pesquisa constituiu-se em um estudo descritivo transversal, com amostra não probabilística de conveniência, de idosos, de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com idosos cadastrados no Programa Hiperdia no município de Pontal do Paraná e contou com 70 participantes, com idades variando entre 60 e 85 anos, sendo 35 de cada local. Para a análise da capacidade funcional foi utilizada a MIF. O apoio social foi indicado pelos resultados obtidos na Escala de Apoio Social e os dados socio-demográficos e de caracterização, por meio de um questionário formulado para este estudo.


Resultados
No resultado geral de independência funcional os participantes atingiram médias indicativas de boa capacidade funcional e os índices obtidos nas dimensões avaliadas não são indicativos de problemas relacionados aos aspectos analisados. A rede de apoio social dos idosos participantes era composta principalmente por parentes e amigos (em média 8 membros da família e 6 amigos). Os idosos relataram receber boas quantidades dos tipos de apoio avaliados, recebendo quase sempre apoio afetivo, material e de informação e quase sempre ou às vezes, apoio emocional ou interação social positiva, sendo os índices de interação social positiva ligeiramente maiores nos idosos que frequentavam o CCI.


Conclusões/Considerações
Com base nos principais resultados observou-se que os idosos participantes apresentaram boa capacidade funcional, indicando independência completa ou modificada e que possuíam uma rede de apoio social considerada grande, com vínculos com parentes e amigos e recebiam boa quantidade e frequência para todos os tipos de apoio social avaliados.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360