Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27k - Envelhecimento e Cuidado em Saúde

24682 - PROBLEMAS NA MASTIGAÇÃO E DIMINUIÇÃO DE PESO ENTRE IDOSOS
TÂNIA APARECIDA DE ARAUJO - FSP, TARSILA GUIMARÃES VIEIRA DA SILVA - FSP, VANDERLEI CARNEIRO DA SILVA - FSP, YEDA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE - FSP


Apresentação/Introdução
A perda de peso entre idosos é um problema de saúde importante, relacionado a maior fragilidade e mortalidade. Alguns fatores que contribuem para essa perda de peso podem facilmente ser negligenciados. Como não conseguir mastigar adequadamente, que embora recorrente entre idosos é pouco identificado no cuidado nutricional.


Objetivos
Avaliar a relação entre problemas na mastigação e perda de peso (significativa) entre idosos. Contribuir para o planejamento do cuidado em saúde de idosos, atenção a saúde bucal e estado nutricional.


Metodologia
Essa pesquisa é parte do Estudo SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento) que contém dados das coortes de 2006 e 2010, composta por uma amostra probabilística de indivíduos com idade ≥60 anos. Variável dependente: mudança de peso (comparação do IMC de 2010 em relação ao de 2006); categorias: peso estável (mudança de IMC >-5% e <5%, referência); diminuição de peso (mudança de IMC <-5%); aumento de peso (mudança de IMC >5%). Variáveis independentes: sexo, idade (60-74anos e >75anos), renda (primeiro, segundo e terceiro tercil), problemas para mastigar comidas duras (sim/não), consumo de álcool (sim/não) e tabagismo (sim/não). Realizou-se modelo de regressão logística múltipla (p<0,05).


Resultados
Dos 598 idosos avaliados 48% mantiveram o peso, 13% diminuíram e 39% aumentaram o peso em relação à última avaliação (2006). Destes, 41% relataram problemas na mastigação de comidas duras. Na análise univariada problemas na mastigação (p:0,03) e consumo de álcool (p:0,01) associaram-se a diminuição de peso. Sexo (p:0,07), idade (p:0,06), renda (p:0,77) e tabagismo (p:0,21) não foram associados a perda nem ao ganho de peso. No modelo multinomial, independentemente do sexo, idade, renda, consumo de álcool e tabagismo, indivíduos com problemas na mastigação tiveram maior chance de perda de peso ao longo dos anos (OR: 2,00; p:0,03).


Conclusões/Considerações
O cuidado a saúde dos indivíduos, especialmente entre idosos, deve todo quanto possível ser interdisciplinar. Em serviços públicos de saúde, mesmo na ausência de nutricionistas, a ação conjunta da equipe multidisciplinar: dentistas, enfermeiros, médicos (e nutricionistas quando possível) podem prevenir ou recuperar debilidades no estado nutricional e saúde geral desta população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360