Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27k - Envelhecimento e Cuidado em Saúde

22927 - INFLUÊNCIA DA IDADE, PERÍODO E COORTE NAS TENDÊNCIAS DE INCAPACIDADE EM IDOSOS COMUNITÁRIOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
SILVIA LANZIOTTI AZEVEDO DA SILVA - INSTITUTO RENÉ RACHOU FIOCRUZ MG/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, TAYNÃNA CÉSAR SIMÕES - INSTITUTO RENÉ RACHOU FIOCRUZ MG, SÉRGIO VIANA PEIXOTO - INSTITUTO RENÉ RACHOU FIOCRUZ MG/UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


Apresentação/Introdução
O nível de escolaridade de idosos está relacionado com a forma como eles desenvolvem incapacidade ao longo do envelhecimento. Esta tendência pode ser influenciada pelos efeitos de idade, relacionada aos processos biológicos do envelhecimento; período, relacionado ao momento do estudo vivenciado por todos os idosos; e coorte, que representa as experiências destes indivíduos ao longo da vida.


Objetivos
Avaliar as diferenças existentes entre as tendências de mudança na prevalência de incapacidade em função da idade, período e coorte, em grupos de idosos com maior e menor escolaridade.


Metodologia
Foram avaliados idosos da coorte de Bambuí, estudo com acompanhamento anual por 15 anos. Os idosos com até 3 anos de estudo foram considerados “baixa escolaridade” e com 4 ou mais, “alta escolaridade”. A incapacidade foi identificada pelo relato do idoso de “muita dificuldade” ou “não consegue” para a realização de Atividades Básicas e Instrumentais de Vida Diária (ABVD/AIVD). Idade e período foram agrupados a cada 3 anos, e as coortes a cada 5 anos. Os efeitos lineares de idade, e não-lineares de período e coorte na prevalência de incapacidade foram mensurados por modelo de regressão de Poisson, para cada grupo de escolaridade, e também analisada a diferença entre os grupos.


Resultados
A prevalência de incapacidade para ABVD e AIVD aumentou nos 9 primeiros anos, e decaiu no final, mas somente para as AIVD atingiu níveis inferiores aos iniciais, para alta e baixa escolaridade. O efeito de período foi significativo (p<0,001) nos dois grupos para as duas atividades, sendo o efeito temporal mais importante observado. A razão de prevalência foi positiva e decrescente em relação ao primeiro período de observação em ambos os casos e grupos. Para ABVD e AIVD, a prevalência apresentou tendência similar nos dois grupos, sendo a razão próxima de 1.


Conclusões/Considerações
Para ABVD e AIVD, os padrões de redução da prevalência nos períodos mais recentes foram semelhantes, relacionados ao período, tanto para baixa quanto para alta escolaridade. A avaliação das tendências da prevalência de incapacidade permite traçar estratégias mais eficazes para cada grupo, em busca da preservação da capacidade funcional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360