Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27k - Envelhecimento e Cuidado em Saúde

21287 - VISÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE À POSSIBILIDADE DE INFECÇÃO DE HIV/AIDS EM IDOSOS
PATRÍCIA APARECIDA BORGES DE LIMA - UFU, ROGÉRIO DE MELO COSTA PINTO - UFU, CARLOS HENRIQUE ALVES DE REZENDE - UFU, WALLISEN TADASHI HATTORI - UFU


Apresentação/Introdução
Aids: fenômeno de grande magnitude e extensão.Número de casos em idosos já supera o índice entre os adolescentes.Não se configura apenas como doença orgânica, mas evento psicossocial (estigmas, preconceitos, sentimentos depreciativos.Associando essas duas temáticas tem-se uma tarefa desafiadora pois contraria a representação da velhice à assexualidade.Aids em idosos é uma ameaça à saúde pública.


Objetivos
Conhecer a visão de profissionais de saúde frente à possibilidade de infecção por HIV/Aids no paciente idoso.




Metodologia
Estudo observacional transversal, realizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no período de novembro de 2013 a dezembro de 2015. População de estudo profissionais de saúde lotados na Rede Municipal de Atenção Primária. Utilizado o método probabilístico para composição da amostra. O n final de 220.Como instrumentos foram utilizados Questionário 1 aberto e temático para elaboração do questionário 2 fechado e temático.Análise estatística foi feito os testes Questionário 1 : Análise qualitativa de conteúdo;Questionário 2: Análise quali-quantitativa; Testes Qui-quadrado;Análise fatorial ou analise agrupamento; GLM Multivariado ENTRE (profissões) DENTRE participantes.








Resultados
-No qui quadrado de independência os profissionais apresentam padrão de resposta esperado para maioria dos itens. A maioria não deu significativo, aceitando a hipótese nula de independência entre variáveis (profissão e S/N), concluindo que não é a profissão que determina o sim e o não. No qui quadrado de aderência a maioria deu significativo, contrariando a hipótese nula, concluindo que sim e não são diferentes do valor esperado.



Conclusões/Considerações
A investigação da visão do profissional em relação à possibilidade de infecção de HIV/Aids em idosos deve ser trabalhada de forma específica para cada tipo de profissional, atendendo as dificuldades específicas da formação de cada curso de graduação; para o MS é uma doença crônica que pode ser prevenida pelo uso sistemático de abordagens e ações educativo-preventivas de curto, médio e longo prazos, e os idosos precisam ser incluídos .

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360