Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27j - Práticas contraceptivas, gravidez e parto e situações de vulnerabilização

28182 - O PERFIL DA MORTALIDADE MATERNA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI DE 2006 A 2015
RAÍSSA RODRIGUES ORGANISTA - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI, FELIPE GUIMARAES TAVARES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CRISTINA PORTELA DA MOTA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ANGELA FERNANDES LEAL DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CLEBER FERREIRA GEDDES JUNIOR - PREFEITURA DE SÃO GONÇALO


Apresentação/Introdução
A mortalidade materna representa um evento de grande magnitude e transcendência no Brasil e no mundo. Nas últimas décadas, as mortes maternas vem apresentando uma redução quantitativa nos países desenvolvidos. Porém, os países em desenvolvimento e subdesenvolvidos ainda são acometidos de altas estatísticas, o que representa um grave
problema de saúde pública.


Objetivos
Descrever as causas e o perfil epidemiológico dos óbitos maternos ocorridos no município de Niterói no período de 2006 a 2015.


Metodologia
Trata-se de estudo com epidemiológico descritivo sobre óbitos maternos ocorridos no município de Niterói (RJ) no período de 2006 a 2015 notificados ao Sistema de Informação sobre Mortalidade. Para tanto foi analisado o banco de dados secundários sobre óbitos em mulheres em Idade Fértil (MIF) disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói.


Resultados
A razão de mortalidade materna oscilou entre 131,1 (2013) e 15,5 (2015), com grandes flutuações, porém sempre em declínio. As causas mais frequentes foram afecções obstétricas não classificadas (49,4%) e edema, proteinúria e transtornos hipertensivos (15,6%), consideradas causas diretas e evitáveis. O perfil epidemiológico demonstra maior parte dos óbitos entre residentes, nos serviços públicos, em mulheres de 20 e 39 anos, pardas ou pretas (56,0%), solteiras (65,0%), que completaram o ensino médio (38,9%) seguida de 16,8% para superior completo e incompleto. As mesmas se ocupavam em diversas atividades, com predominância nas atividades “do lar” (46,8%) seguidas das estudantes (6,5%).


Conclusões/Considerações
Ressalta-se a importância do correto preenchimento das declarações de óbitos para melhor monitoramento das mortes maternas. Os óbitos em sua maioria foram evitáveis sendo necessário a elaboração e instituição de planos de redução dos mesmos com intervenções nas principais causas e fatores contribuintes para a mortalidade materna. Assim como,
maior investimento na qualificação do pré-natal ofertado pelo município.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360