29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27j - Práticas contraceptivas, gravidez e parto e situações de vulnerabilização |
22668 - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS CASAS DE PARTO IZABELA DA COSTA - FAM FACULDADE DE AMERICANA, SARAH RUSSO CALIL - FAM FACULDADE DE AMERICANA, ALINE BEDIN ZANATTA - FAM FACULDADE DE AMERICANA, CRISTIANE PEREIRA DE CASTRO - FAM FACULDADE DE AMERICANA, MARILENE NEVES DA SILVA - FAM FACULDADE DE AMERICANA
Apresentação/Introdução Desde o final da década de 80, o movimento pela humanização do parto e nascimento vem contribuindo para introduzir o debate sobre mudanças no modelo de assistência ao parto e para a elaboração de Políticas Públicas que incentivem o parto normal com o mínimo de intervenções através do empoderamento feminino e participação ativa no processo de parturição.
Objetivos Realizar uma revisão integrativa sobre a assistência de enfermagem durante o processo de parir nas Casas de Parto.
Metodologia Estudo descritivo com abordagem de revisão integrativa da literatura, sobre o tema “Assistência de Enfermagem no parto Humanizado nas casas de parto, no período 2005 a 2015”. Foi realizada a pesquisa primaria que permitiu a revisão da literatura que possibilitou uma análise criteriosa dos artigos. Levantaram-se estudos da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto a outubro de 2017. Foram considerados no período, publicações em texto completo, na língua vernácula, sendo encontrados 45 artigos relacionados ao tema de pesquisa, após a leitura criteriosa sete artigos foram considerados pertinentes para a análise, de acordo com a proposta do estudo.
Resultados Identificou-se que cinco estudos selecionados para essa revisão foram publicados após o ano de 2010, sendo apenas 2 estudos anteriores a essa data. Chama a atenção que todos os artigos incluídos nessa revisão bibliográfica tiveram como fonte de pesquisa a Casa de Parto David Capistrano Filho, na região de Realengo, no município do Rio de Janeiro-RJ. Sendo 6 estudos qualitativos e 1 estudo quantitativo. As intervenções focadas no cuidado integral; o incentivo à participação ativa da mulher; a educação em saúde e a troca de saberes nos grupos de gestantes são pontos chaves na assistência do enfermeiro nas casas de parto, que estimulam a humanização do cuidado e o exercício da cidadania.
Conclusões/Considerações A Casa de parto traz como prioridade o conforto, segurança e qualidade para a mulher. As enfermeiras obstétricas têm um vasto papel dentro de todo esse processo, já que elas constroem um processo de vínculo com a parturiente, que se inicia no pré-parto e se estende até o pós-parto, unindo-se o compartilhar, o escutar e o cuidar holístico. A Casa de Parto é um local privilegiado aonde a mulher pode aprender e exercitar o empoderamento
|