Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27j - Práticas contraceptivas, gravidez e parto e situações de vulnerabilização

22081 - FATORES ASSOCIADOS À VIA DE PARTO EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
SILVANE RASADOR - UFRGS, CLAIDES ABEGG - UFRGS


Apresentação/Introdução
Dados do Ministério da Saúde (2016) apontam uma mudança no padrão de nascimentos no Brasil, sendo que as operações cesarianas tornaram-se o modo mais comum de nascer, chegando a 56,7% de todos os nascimentos ocorridos no país. No entanto, elevadas taxas de cesariana não indicam melhores desfechos maternos e perinatais. Há vários fatores envolvidos no aumento das taxas de parto operatório.


Objetivos
Descrever a prevalência da via de parto de acordo com a fonte de financiamento, verificando associações entre a via de parto e fatores sociodemográficos, obstétricos, da assistência pré-natal e relacionados ao parto.


Metodologia
Realizou-se um estudo de delineamento transversal, em um hospital de atendimento público e privado, referência para a realização de partos no município de Bento Gonçalves e região, no estado do Rio Grande do Sul, no período de janeiro à maio de 2017. Os dados foram analisados pelo programa Statistical Package for the Social Scienses – SPSS para Windows, versão 18.0 que incluiu a distribuição de frequência das variáveis estudadas e a realização do teste de associação pelo teste Qui-quadrado de Pearson. A razão de prevalência foi calculada pela Regressão de Poisson com variância robusta univariada e multivariada.


Resultados
A amostra foi composta por 676 puérperas. A prevalência de cesariana foi de 58,7%, sendo 41,7% no setor público e 83,9% no privado. Cesárea prévia foi o principal fator associado à realização de cesariana (RP=5,69; IC95%=3,64 – 8,90), seguido por fonte de financiamento do parto (RP=1,54; IC=1,27 – 1,87), fonte de financiamento do pré-natal (RP=1,48; IC=1,22 – 1,79), pré-natal e parto realizado pelo mesmo profissional (RP=1,46; IC=1,28 – 1,66) e profissional que realizou o pré-natal (RP=1,43; IC=1,07 – 1,90).


Conclusões/Considerações
A forte associação encontrada entre cesárea prévia e realização de cesariana nos remete à importância de prevenir a cesárea entre as primíparas, pois esse fator pode influenciar nas gestações futuras atuando no incremento das taxas de parto operatório. Os achados indicam a necessidade de mudança no modelo de assistência ao parto, o qual é altamente medicalizado, centrado no profissional médico e na atenção hospitalar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360